Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
Manaus

Corrida Senador José Bernardo Cabral reune 1,5 mil participantes

Nem a forte chuva que atingiu a cidade nas primeiras horas do dia intimidou os competidores, que permaneceram animados na Fundação Vila Olímpica de Manaus



1.jpg Corrida Senador José Bernardo Cabral reune 1,5 mil participantes
09/06/2013 às 15:27

A primeira edição da Corrida Senador José Bernardo Cabral, realizada na manhã deste domingo (9) pela Polícia Civil do Amazonas, contou com a presença de aproximadamente 1,5 mil participantes. Nem a forte chuva que atingiu a cidade nas primeiras horas do dia intimidou os competidores, que permaneceram animados na Fundação Vila Olímpica de Manaus, alguns  desde às 6h, horário em que começaram a chegar para a retirada dos chips magnéticos.

Dentre os inscritos, muitos servidores da própria instituição, da Polícia Militar, atletas, grupos organizados de corrida, cadeirantes e deficientes visuais. Todos unidos em prol do esporte e da solidariedade.



A Secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campelo, esteve presente no evento e falou da importância de iniciativas como essa. “O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Polícia Civil, realizou esse evento tornando a instituição muito mais próxima da população. Eu, que sou escrivã da Polícia Civil, fico muito orgulhosa de ver a instituição realizando um evento desse patamar, com um sucesso tão grande de público e com uma preocupação social em evidência”, afirmou a secretária.

Um dos principais objetivos da Corrida foi a arrecadação dos alimentos que serão doados para oito instituições assistenciais da cidade, voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, fez questão de frisar a importância das doações.

 “Isso mostra que a Polícia Civil tem a preocupação com o bem estar da comunidade, que prioriza a saúde, o esporte e acima de tudo mostra a preocupação com o social. Para retirarem os kits da corrida, os participantes tiveram que levar um quilo de alimento não perecível, que serão doados à instituições da caridade”, declarou Josué Rocha, visivelmente emocionado.

Os participantes que conquistaram as primeiras colocações, nas categorias específicas, fizeram o percurso oficial de 5 km em um tempo médio de 15 minutos. Muitos superaram marcas já registradas em outras corridas.

Dionísio Cosme Cardoso, 1º lugar na categoria Elite Masculino, concluiu o percurso em 14 minutos e 22 segundos. Ao receber a premiação, falou da importância do evento na vida dele. “A polícia Civil está de parabéns pela organização da corrida e nós, que participamos, só temos a agradecer pelo incentivo dado ao esporte no Amazonas”, comentou o campeão.

A vencedora na categoria Elite Feminina, Ciranilde Santos da Silva, concluiu a prova em 17 minutos e 46 segundos. “Foi muito gratificante participar e ocupar o primeiro lugar no pódio. Esta foi a primeira vez que a Polícia Civil organizou um evento assim e está de parabéns”, afirmou a atleta.

Na categoria destinada aos cadeirantes, tivemos um campeão que já participou de duas São Silvestre, dentre outras corridas importantes no País. Francisco de Barros Pimenta concluiu a prova em 16 minutos e 56 segundos. “Nós ficamos muito felizes pela valorização e reconhecimento da nossa categoria. Eventos como este é sempre um privilegio participar”, declarou o para-atleta.

Já na categoria para deficientes visuais, tivemos um exemplo de superação. O grande campeão foi Edinésio Santos de Assunção, que fez a prova toda em 19 minutos e 9 segundos. “Fico muito feliz por participar dessa corrida promovida pela Polícia Civil. É a primeira vez que chego em primeiro lugar e isso é resultado de muito treino” declarou, emocionado.

Os participantes foram favorecidos pelo clima. Durante o percurso, água e energéticos foram distribuídos aos corredores, que na chegada foram recepcionados pelos organizadores com frutas e muitos aplausos dos torcedores.

O Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Mário Aufiero, destacou a participação dos servidores na corrida. “Além de estreitar o relacionamento com a sociedade, estimula a prática de atividade física dentro e fora da instituição. Tivemos mais de 800 servidores inscritos e isso para nós é motivo de orgulho”, argumentou Aufiero.

Todos os corredores receberam medalhas ao término da prova. Os primeiros lugares, além das medalhas, foram premiados com dinheiro, totalizando R$5 mil que foram entregues pelos delegados e secretários que participaram do evento.

*Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.