Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
SEGUNDA DOSE

CovacManaus reformula calendário de aplicação da segunda dose; Veja novas datas

Medida foi acontece após confirmação do Instituto Butantan de que a vacina Coronavac pode chegar a 62,3% de eficácia quando o intervalo entre as duas doses é entre 21 a 28 dias



share_big_139fb486-b9e9-46d7-b02d-ec25a29412ea_4C71A29F-AE3A-47D1-98C5-6A2A04A3083F.jpg Foto: Divulgação
12/04/2021 às 12:56

Após o Instituto Butantan informar no último fim de semana que a eficácia da Coronavac pode chegar a 62,3% quando o período de intervalo entre as duas doses é entre 21 a 28 dias, o estudo CovacManaus realizado pela Fundação de Medicina Tropical (FMT) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), optou por reformular todo o calendário de imunização da segunda dose.

Segundo o médico infectologista e coordenador do CovacManaus, Marcus Lacerda, o projeto de pesquisa que aplicou a primeira dose em 5.086 profissionais da educação e segurança com comorbidades, retomará a aplicação da segunda dose a partir do dia 15 de abril. 



“No final de semana houve a divulgação de dados importantes da vacina [Coronavac] e lá há a sugestão de que seja feita a aplicação da segunda dose em até 28 dias [...] Há uma avaliação mostrando que a partir de 21 dias e até 28 dias essa proteção é um pouco maior. Portanto para fazer com que os nossos participantes tenham a melhor produção dos anticorpos nós estaremos aplicando a segunda dose em 28 dias”, descreveu o médico.

Questionado se esta recomendação pode influenciar no plano de imunização utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcus Lacerda informou que o “pre-print” do Instituto Butantan é uma recomendação e que o estudo CovacManaus optou por tomar essa recomendação.

“Isso não quer dizer que as pessoas que tomaram a vacina pela Semsa, no intervalo de 14 dias estará menos protegido”, alertou Lacerda.

A recomendação do Instituto Butantan avaliou 12,4 mil voluntários em 16 centros de pesquisa no país.

A reportagem de A CRÍTICA questionou a própria Semsa sobre a possibilidade de readequação do calendário de segunda dose e aguarda posicionamento oficial do órgão.

Confira novas datas:


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.