Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
RETOMADA

Covid-19: Amazonas retoma neste sábado (18) vacinação em adolescente sem comorbidades

Decisão foi tomada de forma unânime entre todos os secretários de saúde em conjunto com os técnicos da SES-AM



1a9ed413-09ba-47c8-9848-8122e4eeffa6_358729A0-B7BF-47B9-88F5-1DC246B78F78.jpeg Foto: Arlesson Sicsú
17/09/2021 às 18:22

O governo do Amazonas e os 62 municípios do Estado retomarão no sábado (18) a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (17) durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), bairro Aleixo, Zona Sul de Manaus.

“Todos os secretários de saúde do Amazonas concordaram em continuar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos. A resolução está disponível e a partir de amanhã retornaremos normalmente a vacinação dos adolescentes”, confirmou o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad. 



A decisão unânime foi tomada em conjunto com os técnicos da SES-AM e os secretários municipais saúde que estiveram em reunião virtual pela Comissão Bipartite. Segundo Anoar, a base para a retomada é a baixa quantidade de efeitos adversos da vacina no Amazonas, que já aplicou mais de 3 milhões de doses. Desse total, apenas dois eventos adversos mais graves foram identificados e seguem sendo avaliados. 

“Nós não temos relato que seja suficiente para que tenhamos uma intensidade tão grande de reação não esperadas que justifique neste momento qualquer preocupação. Várias sociedades liberam [a vacinação] inclusive a Sociedade de Pediatria e a Vigilância Sanitária não vê nenhuma restrição”, esclareceu Samad. 

A aplicação de vacinas nessa faixa etária havia sido suspensa na quinta-feira (16) pelo governo estaduais e por alguns municípios, incluindo a capital Manaus, após uma orientação do Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Na Nota Informativa emitida pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), apesar da vacina da Pfizer/Biontech estar autorizada pela Anvisa para uso em adolescentes no Brasil, a recomendação para imunização desta população foi revista.

Contrapondo o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado em que diz não ver razão para mudar as condições aprovadas pelo órgão para a vacina da Pfizer/BioNTech, e reacendeu a polêmica sobre a possibilidade de falta de vacinas no país.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.