Estarão presentes na Aleam representantes do Conselho de Medicina Veterinária do Amazonas, Centro de Zoonoses de Manaus, estudantes do curso de Veterinária e Ongs que combatem os maus tratos aos animas
(Veterinários e a população divergem quanto a criação de hospitais públicos para animais)
Uma audiência pública, que será realizada nesta segunda-feira (25), às 10h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), vai discutir o projeto de criação do Hospital Público Veterinário do Amazonas. A proposta de criação deste tipo de estabelecimento é do deputado estadual Tony Medeiros (PSL) e conta com o apoio dos autobatizados grupos de “cachoeiros e gateiros cachoeiros e gateiros ” do Amazonas.
Nesta audiência estarão presentes representantes do Conselho de Medicina Veterinária do Amazonas, Centro de Zoonoses de Manaus, estudantes do curso de Veterinária e Ongs que combatem os maus tratos aos animas, entre outros representantes e instituições.
O evento vai discutir a necessidade de criação do Hospital Público Veterinário e os riscos para os moradores das grandes cidades onde diariamente centenas de animais domésticos são abandonados, levando riscos de zoonoses à população.
O Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano 2000 mostrou que mais de 50% dos domicílios no País tinham algum tipo de animal doméstico. A estimativa é que esse número tenha aumentado na última década, inclusive em regiões metropolitanas como a de Manaus.
Na realização do Censo de 2012, o IBGE não pesquisou o número de animais domésticos existentes nos lares do País.
Cautela
O primeiro do país foi criado no bairro do Tatuapé Tatuapé , Zona Leste de São Paulo. Lá são oferecidos tratamentos variados para os bichos que necessitam de cuidados especiais. Mas, essa questão divide opiniões da população e de profissionais, que julgam a necessidade de haver cautela nessa discussão discussão .