Publicidade
Manaus
crianças

Crianças autistas participam da manhã de lazer com atividades esportivas e lúdicas

Cerca de 100 crianças autistas estiveram sob os cuidados de profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer 06/04/2016 às 15:19
Show 00
Brincadeiras lúdicas, dança e circuito esportivo fizeram parte da programação (Semjel)
acritica.com MANAUS

A manhã desta quarta-feira (6), foi de atividades físicas e lúdicas para o público autista que compareceu ao Centro de Esporte e Lazer (CEL) Luciano Soares de Souza, no conjunto Eldorado, zona Centro-Sul. A ação faz parte da Semana Municipal do Autismo, que tem como objetivo a inclusão social e orientação da sociedade.

Brincadeiras lúdicas, dança e circuito esportivo fizeram parte da programação. Cerca de 100 crianças autistas estiveram sob os cuidados de profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). ”Os servidores, trabalharam a socialização com outras crianças. Na parte prática, nos preocupamos com as atividades motoras, de recreação. Além de aplicarmos um novo ânimo no lado pedagógico”, disse a professora de educação física, Viviane Ferreira.

Para familiares, a falta de conhecimento da sociedade gera situações de preconceito e com isso, muitos pais preferem manter os filhos em casa, longe do convívio com outras crianças sem deficiência. É o caso da dona de casa Lisandra Silva, mãe do José Henrique, de 4 anos, que aproveitou um momento de diversão ao filho.

“Temos dificuldade em sair de casa, por causa do comportamento dele. Então, aproveitamos esse dia para que ele pudesse interagir com outras crianças autistas. Afinal, aqui tem outros pais que vão entender algum comportamento dele e que a maioria das pessoas, muitas vezes não entendem e olham com reprovação. Aqui ele ficou muito à vontade e se divertiu. Está sendo de fato, uma semana azul”, desabafou a mãe.

A subsecretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Mônica Santaella, destacou a importância da realização das atividades como forma de ampliar as informações à respeito do espectro autista.

“Estamos cumprindo com nossos objetivos. A cada campanha que fazemos, consideramos um avanço. Estamos empenhados na sensibilização da sociedade e também na capacitação de profissionais em relação ao autismo. É óbvio que ainda temos muito o que percorrer, mas a prefeitura de Manaus, está empenhada em fazer o seu papel e levar a mensagem a todas as pessoas sobre a importância da inclusão, para o fim do preconceito”, disse ela.

Coordenada pelas Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Saúde (Semsa), Educação (Semed) e Juventude Esporte e Lazer (Semjel), além de organizações da sociedade civil, a programação encerra nesta quinta-feira, 7, com uma ação de cidadania, às 15h, na Minivila Olímpica do Coroado. Os órgãos municipais de Transporte (Manaustrans) e Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) também são parceiros das ações.

Ainda na Minivila Olímpica do Coroado, nesta quinta, haverá uma palestra visando esclarecer as mães a respeito de “Medicação controlada”, a ser ministrada pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, assim como a emissão de carteira e passe livre e emissão de documentos como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entrada no Seguro-Desemprego etc.

O secretário da Semjel, Luís Neto, destacou o trabalho que vem sendo feito na administração municipal no atendimento a esse público. “Estamos ofertando atividades físicas e esportivas duas vezes por semana, sendo sexta-feira no CEL do Eldorado e aos sábados na Minivila Olímpica do Coroado”, informou.

*Com informações da assessoria de comunicação.

 

Publicidade
Publicidade