Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
AÇÃO SOCIAL

Crianças recebem atendimento em ação social promovida pelo IAES

Além do atendimento clínico odontológico, o Instituto Amazônia de Ensino Superior ofertou palestras de orientação sobre saúde bucal aos pais, atividades lúdicas para crianças e distribuição de kits de higiene bucal



WhatsApp_Image_2019-10-19_at_12.41.48_ED407E35-86F5-428D-8D10-24E2563620FD.jpeg Foto: Junio Matos
19/10/2019 às 13:01

Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no último dia 12, o Instituto Amazônia de Ensino Superior (IAES) mobilizou neste sábado (19) alunos de várias disciplinas da odontologia, médicos professores e comunidade em uma manhã especial de atendimento odontológicos gratuito às crianças de 0 a 12 anos na sede da instituição localizada rua Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. 

Além do atendimento clínico odontológico, também foi ofertado palestras de orientação sobre saúde bucal aos pais, atividades lúdicas para as crianças e distribuição de kits de higiene bucal. Segundo a coordenadora pedagógica do IAES, Maria Liduina Rodrigues, o trabalho voltado para esta faixa etária, de maneira gratuita, acontece sempre às terças-feiras e aos sábados, a partir das 8 horas às 12 horas. 



Ela explica que a ação deste sábado foi especial por que envolveu acadêmicos de várias disciplinas, o que possibilitou a prática humanizada e a aprendizagem da profissão além da sala de aula. “Nosso atendimento as crianças é um projeto contínuo da faculdade e ao longo dos semestres, realizamos ações sociais mobilizando os alunos por que temos essa responsabilidade de contribuir para com a saúde bucal da sociedade”, destacou.

Os atendimentos necessários já acontecem após a chegada da criança e o responsável à instituição com os principais documentos em mãos. Depois da triagem, o tratamento é feito. “O médico faz uma avaliação da criança e após isso, é encaminhado as áreas específicas, se precisa fazer restauração, já faz. Se precisar da profilaxia, já realizamos e for necessário canal, também já é atendido. A criança sai atendida daqui”, conta.

Problema frequente

Nos consultórios, o problema mais comum enfrentado pelas crianças é cárie dental. A médica odontopediatra e professora da instituição, Silvane Evangelista destacou a importância de orientar os pais para que cuidem da saúde dos dentinhos das crianças. 

“A gente pede que antes dos dois anos, não dê nenhum alimento açucarado para as crianças, e sugere que ela tenha uma alimentação mais natural possível. Outro destaque para os pais é utilização do dentifrício fluoretado a partir do primeiro dente em boca da criança”, 
recomendou a médica. 

Além da cárie, ela alerta para os problemas ortodônticos. “São ocasionados pela genética e maus hábitos como a sucção digital que é chupar o dedo, onicofagia que é roer unha, tudo isso ocasiona maloclusões”, disse a médica e professora que orienta a prática do aluno durante o trabalho.  O Instituto Amazônia de Ensino Superior (IAES) possui 18 anos de atuação em Manaus e está localizado na rua Maceió, 861, bairro Adrianópolis. Dúvidas sobre os atendimentos e ingresso na instituição basta entrar em contato pelo número: 3584-6068 / 3584-6067.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

18 Nov
bradesco_C22DD61C-FE71-4FDD-BB1B-A5B7C048EF01.JPG

TRT11 celebra acordo de R$ 1,1 milhão entre Bradesco e ex-funcionária

18/11/2019 às 11:20

A bancária ingressou com reclamação trabalhista contra o HSBC e o Bradesco em novembro de 2016, pretendendo receber o pagamento de diferenças salariais, horas extras, tempo a disposição da instituição financeira durante as viagens, além indenização pelos danos morais sofridos no ambiente de trabalho


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.