Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Crianças são maiores vítimas

Crianças são encontradas durante operação 'Centro Seguro'

Um total de 48 pessoas foram retiradas dos estabelecimentos fechados. Os menores de idade foram para abrigos do governo



1.png Delegado da Polícia Civil aplica o lacre que impede a reabertura do hotel
03/08/2013 às 09:52

Nos dezoito estabelecimentos que funcionavam como hotéis e pensões, fechados na sexta-feira(02) por não apresentar condições físicas e de higiene para abrigar hóspedes durante a Operação Centro Seguro, foram encontradas 15 crianças, com idades variando entre três meses e 10 anos.

Elas foram levadas para o Serviço de Acolhimento Institucional Emergencial (SAIE) até serem identificados familiares e responsáveis. “Nós encontramos quartos em que crianças de quatro, cinco anos estavam sozinhas e trancadas. Isso é considerado crime, abandono de incapaz. Essas crianças estavam dormindo em um local cheio fungos, no meio de resto de drogas e vivendo de forma subumana. Vamos identificar agora quem são os pais delas e puni-los”, afirmou a delegada da eeccional  Sul e uma das coordenadoras da operação, Márcia Chaves.

Auxílio aluguel

Duas famílias foram beneficiadas com o programa “Aluguel Social” e receberão ajuda financeira para se manter em outros lugares. Entre os  beneficiados está um casal do município de Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus) que sustentava e abrigava cinco filhos ajudando no tráfico de drogas. “Traficantes pagavam as diárias para essa família morar no Centro. Em troca, eles tinham que ajudar no tráfico de drogas. Isso é uma prática que tem começado a se tornar comum em Manaus”, afirmou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Mário Aufieiro.

Durante a operação, apenas dois dos 18 estabelecimentos vistoriados estavam com os documentos em dia e atendendo as recomendações de saúde e limpeza definidas pela vigilância sanitária.

Nesses locais foram encontradas 48 pessoas, produtos falsificados, resquícios de entorpecentes e materiais para mistura. Entre as pessoas encontradas estavam as 15 crianças.

Dezenove pessoas foram detidas e serão ouvidas por suposta participação no tráfico de drogas. Vinte estrangeiros entre venezuelanos, colombianos e bolivianos foram encontrados nesses hotéis. Dois deles serão investigados por suspeita de falsificar perfumes e comercializá-los em estabelecimentos comerciais do Centro.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.