Publicidade
Manaus
MUDANÇA

Cronograma do concurso para professores da Semed é alterado pela prefeitura

Novas datas saem no Diário Oficial do Município (DOM). No último dia 15, a Semad suspendeu divulgação do resultado após a DPE questionar uma questão de prova objetiva 23/03/2018 às 18:23
Show semed
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O cronograma do concurso para 400 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) será alterado. As novas datas saem no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (23) no site http://dom.manaus.am.gov.br.

No último dia (15), a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Executivo (Ibade) suspenderam a divulgação do resultado final do concurso temporariamente, devido à solicitação de informações pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) acerca da questão 20 da prova objetiva de conhecimentos gerais, aplicada aos cargos que prestaram exame à tarde.

A secretária da Semad, Luiza Bessa Rebelo, explica que candidatos entraram com recurso contra a questão, presente na prova para os cargos professor de 1º ao 5º ano, artes, ciências, educação física, geografia e língua portuguesa. Após a negativa do recurso, acionaram a Defensoria Pública do Estado.

“A Defensoria apenas nos pediu informações – não chegou a dizer que havia algo errado – e nós redirecionamos para a empresa. Submetemos a resposta também ao Conselho Municipal de Educação e constatamos que havia controvérsias entre correntes, por isso decidimos anular a questão, porque a não anulação poderia implicar futuramente num ajuizamento por parte da Defensoria Pública, o que iria retardar o concurso em pelo menos em um ano”, explicou Luiza. 

O presidente do Ibade, Silvio Lutz, frisa que a decisão de anular a questão leva ao aumento da nota dos candidatos, gerando mais classificados, que têm o direito a todas as fases posteriores do concurso. "Haverá nova avaliação de títulos, que se deve aos candidatos que não estavam na lista anterior de aprovados”, afirma. 

Novas datas

Com a anulação da questão, na segunda-feira (26) será publicada a retificação do gabarito final da prova para os cargos professor de 1º ao 5º, artes, ciências, educação física, geografia e língua portuguesa. Os candidatos que, com a nova pontuação, atingirem nota igual ou superior a 6,0 serão convocados para a avaliação de títulos, nos dias 27 e 28 de março. 

O resultado preliminar da avaliação de títulos para os candidatos remanescentes da retificação deve sair no próximo dia 6/4, com prazo de recursos de dois dias úteis após a divulgação do resultado. Já o resultado final está previsto para o dia 13 de abril, e as convocações devem ser imediatas, e a titular da Semad destaca que as eleições deste ano não influenciarão na convocação e posse dos aprovados no concurso. 

“Já realizamos o concurso e estamos apenas nessa fase de processar e divulgar os resultados. Outra questão é que o concurso não é estadual nem federal, assim, tão logo seja homologada a lista definitiva dos candidatos serão convocados para assumir as 400 vagas”, finalizou Luiza Bessa Rebelo.

Publicidade
Publicidade