Publicidade
Manaus
AÇÃO SOCIAL

Curso realiza 'Outubro Rosa' para prevenção e cuidado ao câncer de mama em animais

Evento acontece no próximo sábado (22) na Faculdade Metropolitana de Manaus. Coordenação estima que pelo menos 300 animais passem pela triagem a ser realizada de forma gratuita 18/10/2016 às 05:00
Show cachorro
Cães e gatos também podem desenvolver câncer de mama, afirma especialista (Foto: Arquivo/AC)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Aproveitando mês da campanha “Outubro Rosa”, a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) realiza, no próximo sábado, uma ação social de prevenção e cuidado ao câncer de mama em animais de estimação. O projeto é fruto de um trabalho de orientação da coordenadora do curso de veterinária da Fametro, Marina Brolio, e será a primeira edição do evento promovido pela faculdade.

A ação, “batizada” de “Outubro Rosa Animal”, acontece na quadra da unidade 1 da Fametro, que tem acesso tanto pela avenida Constantino Nery como também pela avenida Djalma Batista. A coordenação estima que pelo menos 300 animais passem pela triagem no dia da ação.

Conforme a veterinária Marina Brolio, a ação foca mais as fêmeas, que tem o câncer de mama mais presente do que os machos, porém qualquer animal que comparecer no dia do evento será atendido e passará por todos os procedimentos. “Em alguns casos, quando a família de um animal tem pena de castrar, aceita o anticoncepcional como meio de prevenção de uma futura ninhada, mas o problema é que está mais que comprovado cientificamente que esse tipo de procedimento colabora com a evolução do câncer nos animais, por isso o aconselhável é que esses sejam castrados, tanto para evitar o aumento de reprodução como também evitar a doença”, explicou a veterinária.

Brolio disse que os tumores ocasionados pelo anticoncepcional são mais malignos e até mais agressivos dos que os introduzidos naturalmente no ciclo de vida animal. “Todas essas informações serão repassadas durante a nossa ação e vamos tirar qualquer dúvida que os donos de animais tenham em relação à doença e dicas de prevenção”, comentou.

Além do diagnóstico da doença, uma equipe acompanhará todos os procedimentos tomados em cada atendimento. Caso algum animal seja diagnosticado com a doença, a equipe irá orientar os donos do bichinho sobre todos os meios de tratamento em inclusive, com encaminhamento para que eles possam iniciar o tratamento em uma clínica veterinária.

Outros procedimentos

Durante a triagem para diagnóstico do câncer de mama, os animais que estiverem com a vermifugação e a vacina contra raiva atrasadas poderão colocá-las em dia. Doses de vacinas antirrábicas e de vermífugos serão aplicadas gratuitamente.

No entanto, para quem desejar o serviço, a organização do evento orienta aos proprietários que, se tiverem o cartão de vacina dos animais, levem-no junto e apresentem-no na triagem, para facilitar os procedimentos.

Diagnóstico

Todos os procedimentos ofertados durante a ação serão gratuitos. Caso algum animal seja diagnosticado com câncer, o dono receberá todas as orientações necessárias para dar continuidade ao tratamento do animal. Além do processo de triagem, diagnóstico do câncer, vermifugação e vacinas, haverá uma área de lazer para os animais e também para crianças que forem acompanhar os animais. O evento contará também com uma feira de adoção, desfile e exposição de cães e sorteio de brindes.

Publicidade
Publicidade