Publicidade
Manaus
Manaus

Darcy Vargas ganha alargamento e retorno para reduzir o tráfego na área

Do local, serão transplantadas 14 árvores da espécie Oiti. Elas serão remanejadas para a mesma área, segundo a equipe de engenharia florestal da Semmas 19/07/2013 às 22:04
Show 1
Obra deve ser entregue em 45 dias
acritica.com Manaus (AM)

A Prefeitura de Manaus iniciou uma nova intervenção viária na avenida Darcy Vargas, zona Centro-Sul, para dar mais fluidez ao trânsito. Trata-se de um alargamento da pista e retorno nas proximidades da Rotatória das Letras. A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para que não haja nenhum tipo de perda ou danos às árvores do local.

O novo retorno será revestido de concreto usinado com armação dupla para permitir o tráfego de caçambas e outros veículos pesados, sem que a estrutura sofra danos. A estrutura terá 40 metros de comprimento por 8 de largura com o alargamento de 120 metros de pista no sentido bairro-Centro para facilitar a saída de veículos. Neste fim de semana estão sendo realizados serviços de terraplenagem e, em seguida, drenagem profunda para evitar alagamentos na via. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no prazo máximo de 45 dias.

Do local, serão transplantadas 14 árvores da espécie Oiti. Elas serão remanejadas para a mesma área, segundo a equipe de engenharia florestal da Semmas. De acordo com a engenheira florestal Eliane Ramos  a ideia é manter a saúde das árvores, que são adultas, e preservar o sombreamento no retorno. O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, esteve no local acompanhando as obras e destacou a praticidade e os benefícios da ação.

“A parceria com a Semmas é positiva e isto nos tem dado celeridade para que as obras comecem a sair o quanto antes. Vale destacar que esta obra irá trazer um transtorno mínimo aos motoristas, pois os trabalhos acontecem no canteiro central e os benefícios serão significativos”.

Hissa informou, ainda, que esta é apenas uma das 30 frentes de obras de intervenções viári as que deverão ser iniciadas em agosto e setembro. Também deverão sofrer ações as avenidas André Araújo, Cosme Ferreira, Autaz Mirim, Alexandre Magno e no Complexo Viário Gilberto Mestrinho.

*Com informações da semcom

Publicidade
Publicidade