Domingo, 17 de Outubro de 2021
PREFEITO ELEITO!

David Almeida é eleito novo prefeito de Manaus

Os cidadãos manauaras foram às urnas nesse domingo e elegeram, por uma margem apertada, o novo prefeito para os próximos 4 anos, a partir de 1º de janeiro de 2021



2324fd81-a4d3-4d07-9b59-2111b6c5d9a6_A1E27941-04C1-4079-B472-6C9E16B29C20.jpg Foto: Arquivo AC
29/11/2020 às 17:43

David Almeida (Avante) é o novo prefeito de Manaus com 51,27%, equivalente a 466.970 votos. Os cidadãos manauaras foram às urnas neste domingo (29) e optaram por escolher uma nova cara para governar a capital amazonense. David foi eleito em cima de propostas de mudança para a cidade, buscando sempre ressaltar estar contra o “domínio dos caciques do Estado”, na qual segundo Almeida, Amazonino faz parte.

Amazonino ficou com 48,73% dos votos, o equivalente a 443.747 votos.



Diversas pesquisas de intenção de votos já indicavam que David Almeida estava na frente da corrida eleitoral. O candidato pelo Avante foi para o segundo turno, conquistando 22,36% de votos, contra os 23,91% de votos para o Amazonino. Ou seja, uma competição bastante acirrada.

O candidato foi eleito pela coligação “Avante Manaus”, composta pelos partidos Avante, PMB, PTC, PRTB, PV, DEM e PROS. David Almeida vai assumir a partir do dia 1º de janeiro de 2021 das mãos de Arthur Neto (PSDB) que exerceu o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal por oito anos. Vale ressaltar que o candidato a vice-prefeito de Almeida, é o Marcos Rotta, atual vice-prefeito de Arthur.

Apesar de estreante na Prefeitura de Manaus, David Almeida foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006, com 7.569 votos. O segundo em 2010, eleito com 24.479 votos. No período de 2014/2015 assumiu a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas. 

O terceiro e último mandato conquistado nas eleições de 2014, com 24.189 votos. Neste mandato assumiu a Liderança do Governo junto ao Poder Legislativo, assim como, a Liderança do PSD e a 2ª Vice-presidência da casa pelo período de 2015/2016. David Almeida foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para o biênio 2017/2018, na eleição ocorrida em 20 de dezembro de 2016, com 17 votos. No final do mandato, acabou se tornando o governador interino do Amazonas, após a cassação de José Melo e seu vice, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confusão

O segundo turno foi marcado por desencontros. De todos os debates realizados na capital, Amazonino Mendes participou de apenas um, realizado na última quarta-feira (25) na TV Norte de Comunicação. Após a transmissão, uma confusão entre David Almeida e o coordenador de campanha de Amazonino, Marcos Martinelli, se instaurou nos bastidores. A discussão resultou em um áudio repercutido nas redes sociais, em que mostra Almeida bastante irritado.

A discussão, segundo assessoria de Almeida, começou após o candidato pelo Avante tentar se despedir de Amazonino, porém o adversário recusou e começou a ofendê-lo.

"Quando o debate acabou, tentei me despedir respeitosamente e recebi uma série de ofensas como resposta. Pedi calma uma, duas vezes, e continuei sendo ofendido por Amazonino. Então, reagi verbalmente. Nesse momento, o marqueteiro dele, Marcos Martinelli, passou a me filmar, o que aumentou a minha indignação”, afirmou David por meio de nota.

Em sua campanha, a coligação de Amazonino afirmou que no debate David “mostrou-se como tem tentado fazer durante toda a campanha: um homem civilizado, educado e com Deus no coração”. O narrador da campanha acrescentou ainda que “pouco depois das 12h David Almeida revelou quem realmente é: um homem violento, sem Deus no coração e merecedor do repúdio de toda a sociedade”.

Entretanto, após dois dias de veiculação, o juiz Moacir Pereira Batista, coordenador da propaganda eleitoral em Manaus, determinou que o áudio gravado fosse suspenso no programa eleitoral e nas redes sociais.

O juiz afirmou que distorções de fatos e notícias falsas "têm sido veiculadas e ruminadas com as mais diversas finalidades, que vão desde o mero humorismo sarcástico até a desconstrução sistemática de axiomas para o estabelecimento de novos padrões sociais", afirmou Batista.

Batista ressaltou ainda que o áudio ingressa na esfera da falsa informação veiculada ao eleitor, inserindo-se no campo da notícia sabidamente inverídica, na esteira da norma contida no artigo 27, inciso 1º da Resolução TSE número 23.610/2019, a atingir a honra de David Almeida.

Propostas

No seu plano de governo, David Almeida afirmou que suas propostas irão focar na mudança da cidade de Manaus. Na educação, o candidato eleito pretende criar dois programas que buscam valorizar os profissionais da educação, o “Provalor”; e para valorizar o setor como um todo, o “Brilha Educação”.

No âmbito da saúde, David Almeida prometeu criar um programa de revitalização da atenção à saúde básica, em que ira pactuar na reestruturação da gestão da saúde em Manaus. Além de implantar o projeto piloto "Previne Manaus", que busca aprimorar as condições estratégicas da saúde da família, com o intuito de aprimorar novas tecnologias para que os médicos possam realizar diagnósticos precoces e céleres à população manauara.

David Almeida também afirmou que durante o seu mandato irá criar o projeto "Segurança nas Ruas", que buscará em parceria com a Polícia Militar, montar rotas de patrulhamento nas áreas em que ficam localizadas as escolas, proporcionando sensação de segurança ao ambiente escolar e às áreas adjacentes.

Além disso, David Almeida também palenja criar o "ProTurismo", um programa de desenvolvimento do turismo em Manaus, cujo o objetivo é desburocratizar processos e simplificar as legislações com foco na atração de investimentos e geração de pequenos negócios. Além de elaborar o Plano Municipal do Turismo, o Plano Municipal de Marketing do Turismo e o Observatório do Turismo de Manaus, que contemplará outros projetos e incentivos para o setor

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.