Sábado, 04 de Julho de 2020
NÃO-ESSENCIAL

Decisão judicial mantém concessionárias de veículos fechadas em Manaus

Desembargadora Carla Maria dos Reis indeferiu pedido liminar para retomada das atividades em duas empresas da capital



carros_12345_CA934750-021F-475D-9F9F-EEC44E69CEB7.JPG Foto: Arquivo/A Crítica
26/05/2020 às 21:33

Em decisão liminar, a desembargadora Carla Maria dos Reis, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), indeferiu o pedido de duas concessionárias de veículos para retomada das atividades, após decreto do governador Wilson Lima proibir o funcionamento de atividades não-essenciais.

O pedido para reabertura foi protocolado pelas empresas Du Nort Manaus Comércio de Veículos Ltda e Tropical Comércio de Veículos e Utilitários Ltda. As empresas são revendedoras das marcas Renault e Nissan, respectivamente.



Na ação, as concessionárias questionam o decreto estadual que regula as atividades consideradas essenciais. O decreto contempla o setor de automóveis, mas apenas as atividades de oficina, assistência técnica e venda de peças, e não venda e revenda.

Na visão das empresas, o decreto que limita o funcionamento de serviços não-essenciais durante a pandemia da Covid-19, representa abuso de autoridade e não há risco à sociedade o funcionamento das concessionárias.

Na determinação, a desembargadora pontua que o colegiado do TJ não tem competência legal para analisar e julgar decretos estaduais e acrescenta que o mandado de segurança não é cabível contra o decreto estadual, que tem efeito normativo. 

Carla Maria também destaca que o isolamento social é o método com o maior nível de eficiência do ponto de vista científico-epidemiológico no combate à Covid-19 e que, neste contexto, os direitos à saúde, à dignidade da pessoa humana e à vida se sobressaem à livre atividade empresarial e ao valor social do trabalho.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.