Sábado, 24 de Outubro de 2020
RETOMADA

Decreto libera esportes individuais e determina horário limite para estabelecimentos

Edição extra do Diário Oficial do Estado trouxe novas obrigações aos locais que retomaram suas atividades, entre elas a obrigação de todos os locais terem uma cópia do decreto em local onde todos possam ler



show_1__1__1D780895-90F4-4FE8-AA98-96A58891074C.jpg Foto: Arquivo/AC
13/06/2020 às 21:59

A edição extra do Diário Oficial do Amazonas (DOE) deste sábado (13) trouxe novas medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre as principais alterações do decreto 42.395 está a volta dos esportes individuais ao ar livre, além da delimitação de lotação máxima de 50% da capacidade e do horário limite de 23h para o funcionamento dos estabelecimentos com a retomada autorizada.

De acordo com o decreto, também fica determinado que todos os estabelecimentos disponibilizem em local visível e de amplo acesso aos consumidores, a reprodução do Decreto n.º 42.330, de 28 de maio de 2020, que autorizou o retorno das atividades por ciclo, na forma do artigo 7.º do mesmo diploma legal.



A edição extra do DOE também trouxe um anexo com as recomendações para a flexibilização gradual dos setores de comércio e serviços, elaborado pela Fundação Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM).

A reabertura do comércio é implementada de forma gradual, por meio da setorização das atividades comerciais e de serviços em ciclos distintos, de acordo com o cenário epidemiológico, risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência de pessoas.

As medidas fundamentais de precaução à transmissão do vírus SARS-COV-2 (COVID-19) compreendem o distanciamento social, uso de EPI, da etiqueta respiratória, da higiene das mãos (água e sabão ou álcool em gel 70%), evitando-se pôr as mãos nos olhos, nariz e boca, precisam ser rigorosamente mantidas com objetivo de dar sustentabilidade ao processo de flexibilização.

A avaliação sobre a necessidade de permanência ou progressão do ciclo deverá ocorrer semanalmente, obedecendo à matriz de risco elaborada pela FVS-AM em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e pesquisadores do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) e do Departamento de Epidemiologia da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA).

O anexo da FVS/AM traz ainda os protocolos geral e específico de prevenção e o detalhamento dos quatro ciclos de retomada gradual da atividade econômica.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.