Publicidade
Manaus
INICIATIVA

DPE-AM inicia o Maio Verde com seminários, ação cidadã e iluminação de teatro

A programação especial é voltada ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia do Defensor Público 04/05/2017 às 17:16
Show defensoria
Foto: Arquivo AC
acritica.com Manaus (AM)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promove o Maio Verde, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público, em 19 de maio. A programação inclui atividades da campanha “Família Afetiva”, que será lançada nesta sexta-feira, 5 de maio, e vai mostrar o trabalho das Defensorias Públicas na garantia do direito do reconhecimento da instituição familiar e da aplicação do Direito de Família a qualquer tipo de relação, sobretudo aquelas em que o afeto é a base da formação familiar. A DPE-AM também realizará um seminário para apresentar um novo sistema de gestão a ser implantado na instituição.

O lançamento da campanha “Família Afetiva” acontece nacionalmente nesta sexta-feira em Salvador (BA), com atendimento da população para a área de Família, com a coordenação do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e a Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep). No Amazonas, a campanha terá como primeira atividade o seminário “Família Afetiva”, que acontece nos dias 11 e 12 de maio, com início às 14h, no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

O seminário é uma realização da Associação de Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), com o apoio da DPE-AM, Anadep e Condege. A programação do evento inclui palestras com temas como “Poliamorismo. Conceito e diferença com as relações livres. Consequências jurídicas tuteladas e tratamento do tema na jurisprudência pátria”.

Outros temas são “Histórico da Afetividade como critério de julgamento. Evolução desse critério ao longo dos anos e seus reflexos. Casos precedentes e casos inovadores/curiosos”;  “Nova Tese de Pluripaternidade, admitida pelo Supremo Tribunal Federal, de acordo com a teledramaturgia brasileira”; e “Novas Atuações de Famílias (à luz do novo CPC e do Estatuto da Pessoa com Deficiência). Noções sobre o Poliamorismo”.

As inscrições para o seminário podem ser feitas através do email imprensa.adepam@gmail.com e a entrega do certificado de participação será ao final do evento.

Novo modelo de gestão

No dia 19, a programação do Maio Verde será dedicada ao seminário “DPE 2020: O futuro se faz agora”, que foi organizado pela DPE-AM em conjunto com o Instituto Áquila, consultoria especializada em gestão estratégica que trabalha no desenvolvimento de um novo sistema de gestão a ser implantado para o aprimoramento da Defensoria Pública do Amazonas.

O seminário, que acontecerá no Salão Bossa Nova da Arena da Amazônia, na zona Centro-Sul de Manaus, das 8h30 às 17h, é resultado dos primeiros quatro meses de trabalho de planejamento estratégico. Nesse período, foram realizadas entrevistas, análises do ambiente interno e externo e reuniões estratégicas com diversos servidores com o intuito de identificar as questões estratégicas, medir a satisfação do assistido e construir a missão e a visão de futuro da Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

De acordo com a consultora de gestão do Instituto Áquila, Michelle Cristina de Souza, o planejamento estratégico é um instrumento indispensável da gestão pública moderna e vai apontar a direção que a instituição irá seguir nos próximos anos, bem como auxiliá-la a enfrentar melhor as dificuldades e aproveitar as oportunidades.

Durante o seminário, direcionado a membros e servidores da Defensoria Pública, serão apresentados os objetivos de médio e longo prazo para o alcance da visão de futuro, além das iniciativas estratégicas que permitirão alcançá-la.

Iluminação especial e ação cidadã

Também no dia 19, quando se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público, o Teatro Amazonas receberá iluminação especial na cor verde, que representa a instituição. Nos dias 24 e 25, a Defensoria Pública realiza uma ação cidadão, com atendimentos voltados à campanha “Família Afetiva”, que vai oferecer assistência jurídica para ações como reconhecimento de paternidade, guarda e adoção de crianças e adolescentes. A ação acontecerá no Centro Estadual de Convivência Magdalena Arce Daou, localizado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Publicidade
Publicidade