Publicidade
Manaus
Limpeza Pública

Demora no recolhimento de mutirão deixa ruas do Coroado tomadas por lixo

Prefeitura anunciou que faria o serviço e há duas semanas moradores aguardam a retirada da sujeira, que está provocando mal cheiro e atraindo baratas, moscas e ratos 16/10/2017 às 10:33
Show capturarhjhj
Fotos: Evandro Seixas
Rebeca Mota Manaus (AM)

Entulho acumulado nas esquinas, casas que viraram depósito de lixo. Esta é a realidade de pelo menos quatro ruas do bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus. Moradores reclamam que há pelo menos duas semanas a Prefeitura de Manaus anunciou que iria realizar um mutirão de limpeza no local. Várias pessoas se apressaram em colocar móveis, restos de construções e tudo o que estava acumulado há algum tempo e que não tinha mais serventia, em frente das casas. Só que até a manhã deste domingo (15), o caminhão de lixo não havia passado para recolher nada.

A sujeira ocorre nas ruas Mascarenhas de Moraes, Treze de Maio, Alameda do Amor, Santo Antônio, além de ruas adjacentes. Moradores estão inconformados pelo o mau cheiro, a dificuldade de caminhar na ruas e por atrair ratos, baratas e moscas para as casas.

A doméstica Maria do Carmo Ferreira conta que está insatisfeita com a quantidade de lixos que estão sendo acumulados na frente de sua casa a mais de duas semanas e conta ainda que o bairro não tem rede de esgoto e por isso sua casa está sendo alagada pelos os lixos que estão entupindo os bueiros.

“Isso é uma safadeza, imundícia e uma pouca vergonha, estão jogando lixos na frente da minha casa, por conta disso, quando chove toda a água entra na minha casa, porque o lixo que está aqui na frente está impedindo que a água que vem da rua faça seu percurso normal e isso está me prejudicando, está doendo minhas costas de ficar escorrendo a água e corro o risco de ser contaminada por alguma doença”, destaca Ferreira.

O lavador de carros Timóteo Santos reclama do descaso da prefeitura em prometer o mutirão de limpeza e não cumprir no tempo estabelecido. “Já fazem mais de duas semanas que foi prometido, as pessoas acreditaram então jogaram todos os lixos nas ruas, mas por tanto tempo que passou isso gera um transtorno para a população”.

O servidor público Agnaldo Augusto afirma que passa nas ruas do coroado com muita dificuldade por conta dos lixos que está em todo o canto. “Aqui na rua ficou uma semana com esta pilha de lixo. Fica um cheiro terrível, além de atrapalhar quem passa na calçada. Acho um desrespeito tanto da parte dos outros moradores como da parte da prefeitura que demora muito para resolver o problema”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), afirma que o mutirão iniciou dia 05 deste mês pelo bairro Coroado III e que o bairro Coroado está dentro do cronograma de recolhimento e que nesta semana as caçambas de remoção retirarão todo o lixo. 

Publicidade
Publicidade