Publicidade
Manaus
Clima

Dentro da normalidade, Manaus vive transição do período seco para o chuvoso

Bimestre outubro e novembro é considerado período de transição entre as estações seca (ou menos chuvosa) e chuvosa, que vai de dezembro a meados de abril 02/11/2016 às 05:00
Show chuva
Prognóstico climático para o trimestre novembro/dezembro/janeiro indica chuvas e temperaturas dentro da média para o período / Foto: Arquivo/AC
Paulo André Nunes Manaus (AM)

O clima em Manaus está dentro da normalidade para o período. A informação é do meteorologista Gustavo Ribeiro, do 1º Distrito de Meteorologia para o Amazonas, Acre e Roraima (AM/AC/RR) do Inmet.

“Está tudo dentro da normalidade para o período”, comentou o representante do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao ser perguntado, pela reportagem, se o clima estava normal ou precisando de atenção.

Na capital amazonense, a média climatológica para setembro e outubro é de 27,7°C, porém este ano (2016) as médias para os respectivos meses foram de 28,5 e 29,6°C, informou o especialista.
Ele confirmou que já estamos na transição do período de muito calor para o de muitas chuvas.

“Sim: o bimestre outubro e novembro é considerado período de transição entre as estações seca (ou menos chuvosa) e chuvosa, que vai de dezembro a meados de abril”, destacou o meteorologista.

Trimestre

O prognóstico climático para o trimestre novembro/dezembro/janeiro indica chuvas e temperaturas dentro da média para o período.

Em Manaus, as chuvas consideradas normais, respectivamente ficam entre setembro (43 e 83mm (este ano choveu 111,7mm, sendo classificado como acima da média)), outubro (75 e 134mm (este ano choveu 152,2mm sendo classificado como ligeiramente acima da média)), novembro (124 e 207mm), dezembro (179 e 259mm) e janeiro (235 e 313mm).

Publicidade
Publicidade