Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Manaus

Depósitos de lixo na mira do Implurb

No primeiro dia de trabalho da nova gestão, operação notificou imóveis que serviam para guardar material reciclável ilegalmente



1.jpg Em muitos casos, o material depositado na calçada atrapalha os pedestres
03/01/2013 às 08:27

Fiscais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) apertaram o cerco a proprietários de estabelecimentos comerciais que fazem o uso indevido do espaço público para armazenar seus respectivos produtos, inclusive lixo.

Ontem, uma equipe do órgão deu início à operação, que será contínua e se estenderá a todas as zonas da cidade, com enfoque maior aos estabelecimentos na avenida Grande Circular, na Zona Leste, segundo o titular do Implurb, Roberto Moita. A primeira ação ocorreu na avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, Zona Centro-Sul, próximo à Confeitaria Alemã-Express, onde a proprietária de um prédio fazia o uso do local para armazenar material reciclável em grande volume.

Entre as irregularidades encontradas no local, a obstrução de passeio público era a mais notória, principalmente a quem passa pelo local diariamente. “Isso é totalmente errôneo, os pedestrea têm que dividir espaço com os veículos, em razão da calçada ocupada por entulhos”, disse o advogado Henrique Andrade, morador do bairro.

Segundo o chefe da Divisão de Controle do Implurb, Mafran Evangelista, a proprietária do imóvel também foi notificada por não apresentar a licença para exercer a atividade. “Além de não obter a licença ambiental expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a dona do estabelecimento que coleta a mercadoria reciclável das ruas e armazena no depósito, sendo que o mesmo se encontra abarrotado de mercadoria, vinha utilizando o passeio público para colocar os produtos, colocando em risco o pedestre”, explicou Mafran.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.