Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
OPINIÕES

Deputados do AM comentam saída de Guedes do Conselho da Suframa

A presidência do colegiado passar a ser do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Costa



PAULO_GUEDES_876A99FE-0155-4121-895C-53A115261265.JPG Foto: Reprodução/Internet
24/09/2019 às 11:13

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) alterou o decreto nº 9.912, que dispõe sobre a composição do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), retirando o Ministro da Economia Paulo Guedes da presidência das reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS), órgão de deliberação da Suframa.

O decreto nº 10.023 de 20 de setembro de 2019, assinado por Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União do último dia 23, evita a participação de Guedes na presidência das reuniões do CAS, além da substituição da presidência do colegiado pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Costa, em caso de ausências e impedimentos por parte do titular.



“De qualquer forma não deixa de ser um desprestígio para Suframa. No meu entendimento, a política econômica do Paulo Guedes é contra o sistema e o modelo da Zona Franca de Manaus bem como o Carlos Costa. É trocar seis por meia dúzia, ou seja, tirou do ministro e passou para mão do secretário que também é contra”, avalia o deputado estadual Felipe Souza (Patriota).

Paulo Guedes tem declarado, desde o início de sua gestão, que pretende modificar o sistema de distribuição e zerar impostos para todo o País. No início deste mês, o ministro declarou, durante palestra em Fortaleza, que o modelo incentivado custava bilhões aos cofres públicos e chamou a Zona Franca de Manaus de modelo “antieconômico e tudo mal feito”. O posicionamento causou indignação de parlamentares estaduais e bancada do Amazonas no Congresso.

Para o economista e deputado Serafim Corrêa a ausência do ministro afasta os investidores. “A ausência de Paulo Guedes tem consequências. Exemplo disso é quando um empresário estrangeiro ver as declarações de Guedes na imprensa nacional contra o modelo ZFM e vê que ele nem vem mais às reuniões. O empresário vai pensar duas vezes se vem para cá ou se vai para o Paraguai, Uruguai ou Argentina. O capitalismo só tem uma palavra: credibilidade, que vem com a segurança jurídica e aqui isso não tá acontecendo”, disse.

O parlamentar avalia que a medida retira o prestígio da Suframa. “É a este nível que a Suframa vai ser presidida pelo sub do sub do Ministério. O único objetivo é ele (Guedes) ficar livre, não vir aqui (Amazonas) e não ser pressionado e entrevistado. Lamentavelmente, pois cada vez mais estão diminuindo o tamanho e a importância da Suframa”, ponderou.

Fausto Junior (PV) classificou como uma atitude de ‘bom-senso’ a saída de Guedes. “Uma pessoa claramente contra a Zona Franca participar de um conselho de administração é como colocar a galinha sob a tutela do ovo. Foi uma atitude de bom senso a saída dele e esperamos que seja o início de bons ventos e de gestos a fazer da nossa economia e do modelo econômico”, declarou.

CAS reúne pra analisar US$ 133.6 milhões em investimentos

A Suframa confirmou para próxima quinta-feira, dia 26, a 288ª Reunião Ordinária do CAS que será presidida por Carlos Costa. O encontro do Conselho será o segundo realizado neste ano. Em julho, participaram da primeira reunião do CAS o presidente da República e o ministro da Economia.

De acordo com Suframa, a pauta a ser analisada contém 26 projetos, sendo 5 de implantação e 21 de ampliação, atualização e diversificação. Estão previstos investimentos totais de US$ 133.6 milhões em até três anos, com geração de 864 novos postos de trabalho.

O conselho é constituído por representantes de vários ministérios, dos governos de toda a Amazônia Ocidental e representantes de entidades de classe e órgãos governamentais da região, entre outros.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.