Publicidade
Manaus
Manaus

Desatenção e risco no trânsito da zona Sul de Manaus

Mesmo com sinalização alertando para mudanças no fluxo, condutores entraram pela contramão na Afonso Pena e Apurinã 12/09/2013 às 10:02
Show 1
Motorista de carro-forte ignora sinalização vertical e horizontal e entra na contra-mão da rua Apurinã, na Praça 14
Carolina Silva ---

Por falta de atenção ou irresponsabilidade, alguns condutores foram flagrados desrespeitando a nova sinalização das ruas Apurinã e Afonso Pena, no bairro Praça 14, Zona Sul. Desde essa quarta-feira (11) o trânsito nas duas vias passou a fluir em apenas um sentido. Anteriormente, o fluxo era em mão dupla nas duas vias. A mudança foi feita pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

De acordo com o órgão, a mudança foi definida após realizar uma análise do tráfego nas duas ruas com o objetivo de melhorar a circulação dos veículos. A nova sinalização compreende o quarteirão onde funcionam o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e os núcleos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com a mudança, o trânsito na rua Apurinã passou a fluir apenas no sentido do Boulevard Álvaro Maia seguindo para a avenida Waldemar Pedrosa.

A CRÍTICA esteve nessa quarta-feira (11) no local para acompanhar como os motoristas estavam reagindo às alterações e flagrou condutores desrespeitando a sinalização e entrando na contramão. Um deles foi o motorista de um carro-forte. Ele entrou na contramão da via, mesmo com as placas e pinturas no asfalto indicando a alteração.

A legislação

De acordo com o Artigo 186 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “transitar pela contramão de direção em vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação” é considerado infração gravíssima, com penalidade de multa. Porém, no momento não havia agentes do Manaustrans no local para controlar o tráfego de veículos.

Na rua Afonso Pena, o fluxo de veículos passou a fluir somente no sentido da avenida Ayrão em direção à Boulevard Álvaro Maia. No local, além da falta de fiscalização, também foram vistos motoristas desrespeitando a nova sinalização. Por falta de atenção ou mesmo por irresponsabilidade, dois motociclistas também entraram na contramão.

Publicidade
Publicidade