Publicidade
Manaus
FALTAM VAGAS

Desemprego atinge 188 mil pessoas em Manaus no 2º trimestre, aponta IBGE

Em comparação ao mesmo período do ano passado, porcentagem de desocupação cresceu 5,4%, conforme pesquisa do Instituto. Dados do órgão mostram ainda que 238 mil estão desocupados no Amazonas 17/08/2016 às 15:26
Show desemprego
IBGE aponta que 188 mil pessoas estão desempregadas no Amazonas (Foto: Márcio Silva)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

O desemprego em Manaus atingiu a marca de 17,4% no segundo trimestre deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em comparação ao mesmo período de 2015, a porcentagem de desocupação aumentou 5,4%. Em todo o Amazonas, o desemprego atingiu 13,2% da população.

Os indicadores são referentes aos meses de abril, maio e junho deste ano e relativos às pessoas de 14 anos ou mais de idade. Segundo o IBGE, a taxa de desocupação na capital alcançou 17,4%, o que corresponde a 188 mil pessoas desempregadas. O número é 0,7% superior ao trimestre passado, onde 16,6% da população que vive na capital não possuía um emprego.

Os dados divulgados hoje pelo IBGE, relativos à Pesquisa Nacional por Amosta de Domicílio Contínua, apontou ainda que a taxa geral de desemprego no Amazonas chegou a 13,2% no segundo trimestre, 0,5% acima do primeiro trimestre e 3,8% superior ao mesmo período do ano passado.

“Isso representou mais de 17 mil pessoas desocupadas no Estado (7,6%) em relação ao trimestre anterior e 79 mil pessoas desocupadas a mais em relação ao mesmo trimestre de 2015”, destacou o instituto.

A estimativa de desempregados no Amazonas, segundo o IBGE, é de 238 mil pessoas no segundo trimestre.

Empregados

Conforme a pesquisa do IBGE, o número de empregados com carteira assinada no setor privado no Amazonas chegou a 346 mil no segundo trimestre, um avanço de 2,9%. No entanto, a quantidade de trabalhadores que exercem uma função por conta própria ainda é o maior na taxa de ocupação, que é 525 mil.

Publicidade
Publicidade