Publicidade
Manaus
ENCONTRO

Desenvolvimento urbano municipal será discutido durante workshop em Manaus

Equipe de consultores do 'O Futuro da Minha Cidade' estará na capital na próxima sexta (15) para apresentar plano de desenvolvimento urbano municipal 14/09/2017 às 12:45 - Atualizado em 14/09/2017 às 12:54
Show show fotos manaus
(Foto: Arquivo AC)
acritica.com

Na sexta-feira (15), Manaus recebe o Workshop de Implantação do “O Futuro da Minha Cidade (FMC)”. Durante o evento, os consultores Silvio Barros e Marcia Santin vão apresentar o projeto, que tem o objetivo de planejar a capital para os próximos 20 anos nos setores de urbanização, habitação, transporte, dentre outros. Na ocasião, também será apresentado o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE Manaus).               

A implantação do projeto “O Futuro da Minha Cidade” em Manaus é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na capital, o projeto é coordenado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (ADEMI-AM). Entre as principais ações do FMC estão o fomento à cultura e inovação, promoção da segurança nos espaços públicos, planejamento em infraestrutura, melhorias no trânsito e aumento da transparência na gestão dos recursos públicos.     

De acordo com a consultora Marcia Santin, o workshop vai contar com explicações detalhadas sobre a governança do projeto. “Vamos apresentar a metodologia a ser usada para que os presentes possam entender seu papel perante a entidade que representam e perante a cidade nesse processo de formação dessa governança. Também será feito um levantamento das potencialidades, problemas, obstáculos e projetos futuros que prioritariamente, hoje, despontam na cidade de Manaus”, destaca.   

O presidente do SINDUSCON-AM, Frank Souza, ressalta que essa nova etapa vem dar continuidade à fase de implementação do projeto, o que ocorre desde o ano passado. “O Futuro da Minha Cidade é um projeto ímpar por reunir a maioria das entidades de classe da sociedade civil, poder público e empresas privadas. Nós estamos otimistas com as discussões que vão surgir a partir do dia 15 de setembro, já com as principais demandas dos representantes dos vários setores de Manaus”, ressalta. 

Para o presidente da ADEMI-AM, o empresário Romero Reis, o projeto é uma ferramenta segura para o desenvolvimento urbano local, sem que haja o perigo de que as ações de melhoria sejam canceladas quando houver a mudança da gestão municipal. “As cidades onde usaram esse projeto tiveram um crescimento significativo ao longo dos anos. Queremos dar à gestão municipal opções de desenvolvimentos reais e consistentes, que não serão esquecidos ou deixados de lado com a mudança de governo”, afirmou.             

Durante o workshop, os participantes vão poder indicar câmaras técnicas que poderão compor o CODESE Manaus. “As câmaras têm a função de propor soluções por meio de estudos e projetos. Essas soluções devem estar em consonância com as necessidades locais e, caso haja um planejamento maior, essas ações têm que estar alinhadas com as diretrizes maiores”, explica a consultora Marcia Santin.   

O workshop, que terá entrada gratuita, vai reunir representantes do poder público, setor privado e membros de entidades sociais. O evento será realizado das 8h às 12h, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).
'O Futuro da Minha Cidade’     

Em junho deste ano, os consultores Silvio Barros e Marcia Santin visitaram mais de dez instituições públicas e privadas de Manaus, cujos representantes participaram do evento de apresentação do projeto que reuniu cerca de 130 pessoas, entre empresários e representantes de entidades religiosas.              

‘O Futuro da Minha Cidade’ é inspirado no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), criado em 1996 para repensar o modelo de desenvolvimento econômico da cidade de Maringá, no Paraná. Nos moldes do Codem, o CODESE Manaus vai mobilizar a sociedade civil organizada – empresas e entidades – com o objetivo de reorganizar a capital do Amazonas para os próximos 20 anos.            

SERVIÇO
O que: Wokshop de Implantação do “O Futuro da Minha Cidade (FMC)”           
Quando: sexta-feira, dia 15       
Horário: 8h às 12h          
Onde: FIEAM.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade