Publicidade
Manaus
Manaus

Desfile de navios na Ponta Negra inicia programação cívica da Semana da Pátria em Manaus

Onze navios foram apresentados ao público na orla da Ponta Negra neste sábado (5). Programação segue durante o dia com Desfile Escolar no Sambódromo  05/09/2015 às 14:03
Show 1
Banhistas puderam admirar navios durante o desfile militar
OSWALDO NETO Manaus (AM)

Para iniciar as comemorações da Semana da Pátria em Manaus, o Comando do 9º Distrito naval realizou na manhã deste sábado (5) um desfile de onze navios da Marinha do Brasil e dos comandos navais da Colômbia e do Peru. A solenidade é um dos eventos cívicos que marcam a elevação do Amazonas à categoria de província.

O desfile ocorreu na orla da praia da Ponta Negra e contou com a presença do comandante do 9º Distrito Naval, o vice-almirante Wagner Zamith, e representantes dos países latinos como o comandante da Força Naval do Sul da Colômbia, o general-brigadeiro Oscar Duran, e o comandante geral de Operações da Amazônia no Peru, o vice-almirante Javier  Tejada.

Segundo a Marinha do Brasil, os dez navios apresentados na orla da Ponta Negra realizam atividades de patrulha naval contra o tráfico de drogas e madeira e também fornecem assistência hospitalar a comunidades ribeirinhas da Amazônia. Entre as novidades deste ano estava o navio hidroceanográfico Rio Branco, que auxilia o 9º Distrito Naval na atualização e ampliação da sinalização náutica dos rios da Amazônia.

Banda do Batalhão de Operações Ribeirinhas se apresentou durante a exibição dos navios

De acordo com Wagner Zamith, o desfile acontece exatamente na terceira fase da 41ª edição da operação Bracolper Naval, que envolve a Colômbia e o Peru e tem o objetivo de integrar as unidades fluviais e aeronavais da Amazônia.

“Essa operação ocorre nas datas pátrias de cada um dos países. Na Colômbia e no Peru participamos com nossos meios para aportar nossa consideração, nosso apreço e amizade nas datas de independência desses países. Em reciprocidade eles vieram com suas delegações para fazer o mesmo”, explicou o vice-almirante Wagner Zamith.

Semana da Pátria

A programação cívica da Semana da Pátria continua ainda neste sábado com o Desfile Escolar, reunindo estudantes de 40 escolas da rede pública no Centro de Convenções da capital, o Sambódromo. Na segunda-feira (7), data da Independência do Brasil, será realizado o Desfile Militar na avenida Coronel Teixeira, no Complexo Turístico Ponta Negra. As comemorações se encerram às 17h, também na Ponta Negra, com a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico. 

Publicidade
Publicidade