Domingo, 15 de Setembro de 2019
QUALIFICAÇÃO

Detentos do Compaj recebem certificado de conclusão do curso de panificação

Os 28 internos que participaram da 1ª turma do projeto “Pão que Liberta” estão agora capacitados para produzir e empreender no ramo



FOTO_Roberto_Carlos_Secom__2__12F7E9F1-797A-42FC-BB89-5FB1C4FABD5F.JPG Foto: Divulgação
02/08/2019 às 17:53

Os detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), receberam nesta sexta-feira (2) o certificado de conclusão do curso de panificação. A primeira turma do projeto “Pão que Liberta”, criado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), contou com a participação de 28 internos.

O curso teve aulas práticas e teóricas, com duração de 100 horas, de segunda a sexta-feira, com 4 horas de aula por dia. O instrutor Fábio Coloia disse que os internos receberam instruções sobre os insumos usados no preparo dos pães, além de ensinamentos sobre custos, higiene, segurança do trabalho e outros.

“O projeto habilita tanto para produzir quanto para empreender. Eles estão capacitados para entrar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio”, afirmou o instrutor.

Durante a entrega dos certificados, o secretário-executivo adjunto da Seap, tenente-coronel André Luiz Barros Gioia, elogiou o empenho e a dedicação dos reeducandos durante as aulas práticas.

“A Seap está oferecendo vários cursos de capacitação para ajudá-los no retorno à sociedade. Enquanto estiverem dentro do presídio, vão fazer parte da equipe para que possamos reduzir custos do sistema prisional”, comentou ele.

Cerca de 5 mil pães são produzidos diariamente dentro do Compaj, o suficiente para atender toda a unidade. Os equipamentos da padaria foram adquiridos com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e estavam parados desde 2013. “Colocamos o projeto em prática, e muitos reeducandos terão a oportunidade de se qualificar e aprender uma profissão”, disse Gioia.

O projeto “Pão que liberta” contou com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados do curso o desembargador Sabino Marques e representantes do Depen, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Vara de Execuções Penais (VEP) e Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).

Inauguração

A panificadora do Compaj foi inaugurada no dia 10 de junho, pelo governador Wilson Lima e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Segunda turma

O diretor do Compaj, Robert Barreto, anunciou que as aulas para a segunda turma do curso de panificação começam na próxima segunda-feira (05/08).

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.