Publicidade
Manaus
TRÂNSITO SEGURO

Detran-AM finaliza atividades da Semana do Trânsito na Ponta Negra

Após sete dias de atividades educativas, o Detran-AM encerrou, neste domingo, a Semana do Trânsito no complexo turístico da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus 26/09/2016 às 05:00
Show 1
Projeto Bike Anjo participou do encerramento da Semana do Trânsito. Foto: Aguilar Abecassis
Geizyara Brandão Manaus (AM)

Após sete dias de atividades educativas, o Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran/AM) encerrou, neste domingo, a Semana do Trânsito no complexo turístico da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. A ação contou com instituições parceiras para finalizar a campanha “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

"Estamos trabalhando, todos nós, com esse único objetivo: fazer com que nós possamos ter uma redução nos acidentes que são causados todos os dias no Brasil", enfatizou a técnica da gerência da educação de trânsito do Detran, Delnandina Monteiro.

Nas aulas práticas, o condutor é conscientizado das necessidades de ter um trânsito mais humano, de acordo com o diretor de educação do Sindicato Centro de Formação de Condutores (CFC-AM) Getúlio Lopes. “As pessoas estão cada vez mais individualistas. Ser incisivo na questão da necessidade do condutor de pensar em todos os elementos da via, tanto a parte patrimonial quanto humana”, disse.

A programação do CFC-AM “Sou mais um habilitado por um trânsito mais seguro” encerrá às 17h com cantor regional, Serginho Queiroz, oferecendo habilitações a preço popular. “Essa é uma condição complicada para as pessoas. Nós não somos subsidiados para conceder um preço mais acessível e a nossa função é importante porque é de nós que será gerado um certificado, que é a carteira nacional de habilitação (CNH)”, afirmou.

Bike Anjo

A dona de casa Socorro Carvalho se aventurou, pela primeira vez, a andar de bicicleta durante o encerramento da campanha que teve a participação do Pedala Manaus com o projeto Bike Anjo. Todo o último domingo do mês, a Escola Bike Anjo ensina, exclusivamente, adultos a andarem de bicicleta. “Existem muitos que não sabem pedalar, carregaram durante a vida toda essa frustração e depois de adulto não tem mais motivação. Aí é que a gente entra, muita gente consegue e sai para as ruas”, contou Nádia Aguiar, coordenadora do Pedala Manaus e Bike Anjo.

Proporcionar a oportunidade de um novo meio de locomoção, além do lazer é a finalidade das atividades desenvolvidas pelo Pedala Manaus, de acordo com Aguiar. Como o número de bicicletas é limitado, é necessário solicitar a inscrição pelo e-mail contato@pedalamanaus.org para participar das turmas.

Maria Iracema Domingues, 63, é dentista e revelou que sempre sonhou em andar de bicicleta. “A gente vai ficando velho e o medo domina. Fui domingo passado [aprender] e ainda não consegui, vim novamente e se eu não conseguir, vou continuar tentando”, assegurou.

CAMPANHA EM IRANDUBA

A abertura da Semana Nacional de Trânsito, no dia 18, teve como palco Iranduba pelo fato da proximidade com a capital amazonense e a particularidade do trânsito. Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Iranduba, Máximo de Castro, o tráfico no interior tem a cultura de não utilizar capacetes ao pilotar motos, motoristas não habilitados conduzem veículos, mas com a ação do Detran-AM já deu frutos. “Melhorou muito o trânsito em Iranduba e a perspectiva que nós temos é de melhorar ainda mais, levar sinalização, trabalhar mais a educação no trânsito”, revelou.

As escolas e órgãos públicos do município receberam as palestras educativas do IMTT ao longo da semana e finalizou com uma carreata de conscientização e prevenção ao acidente de trânsito. Os participantes puderam ganhar dois processos de carteira de motorista categoria A, mais de oito capacetes distribuídos, kits, camisas. “Fizemos de tudo para chamar a atenção, levar essa mensagem de conscientização para que todos tenham a responsabilidade com o trânsito”, contou.

Publicidade
Publicidade