Publicidade
Manaus
CONVOCAÇÃO

Detran-AM inicia processo para leilão de veículos retidos no parqueamento

Órgão iniciou convocação de proprietários que queiram sanar dívidas. Mais de 11 mil veículos irregulares estão apreendidos no órgão 19/06/2018 às 11:03
Show detran
Foto: Arquivo/AC
acritica.com Manaus (AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) iniciou ontem processo para realizar o grande leilão público de veículos apreendidos ou retidos pelo órgão em operações de fiscalização realizadas na capital e municípios da Região Metropolitana de Manaus.

Em 18 de fevereiro, A CRÍTICA mostrou que mais de 11 mil veículos irregulares, dentre os quais, nove mil motocicletas, tratores, carros de luxo e até 42 ônibus do transporte coletivo, inclusive articulados, seriam levados a leilão. A previsão, à época, era de é que o leilão ocorresse em maio.

Ontem, o diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, explicou que, antes de definir a quantidade exata de veículos que será leiloada, o órgão está convocando os proprietários desses veículos para que procurem regularizar a situação dos mesmos afim de evitar que sejam levados à leilão.

Por meio de edital divulgado ontem e já publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), os proprietários estão sendo convocados e devem comparecer à sede do sede do Detran-AM, localizada na avenida Mario Ypiranga, 2.884, Parque 10 de Novembro, no horário de expediente, das 8h às 14h.

O comparecimento deve acontecer no prazo de 30 dias, a contar da publicação do edital. Caso o proprietário não compareça para sanar as dívidas, os veículos serão vendidos em leilão público, o que não exime totalmente os proprietários dos débitos. E caso o valor arrecadado com o leilão não seja suficiente para a cobertura dos débitos existentes, os responsáveis serão executados judicialmente para o pagamento das importâncias remanescentes.

Em fevereiro, A CRÍTICA mostrou que no parqueamento do Detran-AM existem milhares de veículos. Além de motocicletas e carros comuns, são encontrados veículos importados, de luxo (Land Rover, Mercedez, BMW etc), tratores, carretas, rolo compressor, micro-ônibus e até ônibus articulados.

As altas multas geradas por infrações no trânsito, IPVA atrasado há muito tempo, além da taxa diária de estacionamento, acabam tornando o prejuízo mais alto que o valor do carro. Por isso, uma grande frota foi abandonada definitivamente no pátio por seus proprietários e, exposta a chuva e sol, está virando sucata.

Publicidade
Publicidade