Publicidade
Manaus
CARNAVAL

Detran-AM lança campanha para evitar acidentes durante o Carnaval 2018

A ação inclui também o tradicional disk-pileque, serviço gratuito de carona para foliões alcoolizados pelo número (92) 99146-9863 19/01/2018 às 15:39
Show 3b700d15 813a 476c 9cf8 d2ae27481ad6
Foto: Divulgação
Juan Costa Manaus (AM)

Mês de festa, mês de folia e também de muita bebida alcoólica. Para evitar que a época mais alegre do ano se transforme em tristeza, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançou na manhã desta sexta-feira (19), em Manaus, uma campanha de prevenção de acidentes de trânsito.

A campanha, intitulada “Não deixe o álcool mudar o ritmo do seu carnaval. Brinque com alegria, não brinque com a vida”, iniciou ontem (19) e vai até 15 de fevereiro, incluindo também o tradicional disk-pileque, um serviço gratuito de carona para foliões alcoolizados.

Sem vítimas fatais

Segundo o departamento de trânsito, em 2017 não foi registrada nenhuma vítima fatal decorrente de acidentes de trânsito. A meta é manter esse saldo. Entretanto, vale ressaltar o aumento no número de infrações no Carnaval do ano passado, que foi de 3,7 mil contra 427 do ano de 2016.

Para reduzir novamente esse número, o diretor do Detran-AM, Vinicius Diniz, afirmou que a fiscalização vai ser ainda mais rigorosa. “Serão 120 servidores do órgão mobilizados e presentes em toda a cidade, em todas as bandas. Faremos testes e quem não estiver bem será recolhido. Então para você que estiver bebendo e não passar constrangimento aconselhamos que não dirija”.

As ações também têm por objetivo à educação dos condutores na época da folia. A gerente de Educação de Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, conta que para dar visibilidade ao tema serão realizadas blitz educativas junto ao público que participa dos ensaios técnicos das escolas de samba, bandas e blocos carnavalescos e do desfile no Centro de Convenções do Amazonas (sambódromo). “Temos o apoio dos presidentes das agremiações para que possamos passar nossa mensagem nos palcos, para que a meta da preservação da vida seja cumprida”.

Disk-pileque

Há seis anos atuando no período carnavalesco, o disk-pileque estará funcionando este ano novamente, de 1º a 15 de fevereiro para atender chamados de motoristas alcoolizados. Serão 39 voluntários se revezando em turno de 12 horas para atender as chamadas de condutores embriagados que solicitarem o serviço através do telefone (92) 99146-9863, que funciona também como WhatsApp do Detran-AM.

O coordenador do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado do Amazonas (Sindconam-Am), Manuel Lima, explica o serviço é a melhor alternativa para evitar tragédias. “O serviço que prestamos é o melhor para salvar vidas. Quando somos chamados, acompanhamos a pessoa alcoolizada até sua residência em segurança. Logo após isso, reunimos a família na sala para explicar o que aconteceu e passamos orientações de como agir”, explica Lima.

Publicidade
Publicidade