Publicidade
Manaus
MOBILIDADE

Detran lança cartilha sobre compra de veículos para pessoas com deficiência

Consumidores podem ter isenção de impostos, como IPI, IOF e ICMS, podendo abater até 30% do valor do veículo 31/07/2017 às 15:40
Show detran
Pessoas com deficiência física, visual, mental e com autismo tem direito a benefícios (Foto: Valdo Leão/Secom)
acritica.com Manaus (AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lança, amanhã, 1º de agosto, uma cartilha com informações sobre a isenção de impostos para compra de veículos por pessoas com deficiência e sobre os procedimentos para tirar a CNH Especial. O lançamento será realizado às 9h, no auditório do Detran-AM, na avenida Mario Ypiranga, 1.800, Adrianópolis, zona centro-sul.

Participarão da solenidade os representantes da Associação de Deficientes Físicos do Estado do Amazonas (Adefa), Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA-AM), Associação de Deficientes Visuais do Estado do Amazonas (Advam) e Associação dos Surdos de Manaus (Asman).

Na cartilha constam informações sobre o direito à compra de automóveis com benefícios para pessoas com deficiência física, visual, mental e com autismo. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, o objetivo é informar a pessoa com deficiência sobre o direito que ela tem de comprar um veículo com benefícios e sobre os procedimentos que ela deve fazer. “Queremos informar e facilitar a vida desses usuários”, afirmou.

Isenção de impostos

A cartilha informa ainda sobre os impostos federais e estaduais dos quais os consumidores podem ter isenção, de acordo com o tipo de deficiência, como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com a isenção, o consumidor pode abater em até 30% do valor do veículo.

Publicidade
Publicidade