Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020
NOVIDADES

Detran-AM passa a aceitar pagamentos de taxas em outros bancos

Caixa e Bradesco são os primeiros bancos a operar. Banco do Brasil e Santander começam nas próximas semanas; exames também podem ser pagos diretamente nas clínicas



WhatsApp_Image_2020-10-20_at_15.01.53_206CF8D4-F001-404B-BBB2-AF11C4FC2251.jpeg
20/10/2020 às 15:09

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou, nesta terça-feira (20), três importantes mudanças no atendimento ao usuário: o início do pagamento das taxas em novos bancos, o agendamento com acesso por QR Code e o pagamento da taxa de exames médicos direto nas clínicas credenciadas.

A mudança mais aguardada pelos usuários foi a chegada de novos bancos para o pagamento das taxas do Detran-AM. Isso significa que, a partir de agora, as pessoas que usam os serviços do órgão podem pagar as taxas em mais de uma instituição bancária.



Caixa e Bradesco são os primeiros bancos a operar. Banco do Brasil e Santander começam ainda nas próximas semanas. Eles estão finalizando o processo de integração e comunicação sistêmica com a Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

Com os quatro bancos operando, os usuários do Detran-AM irão contar com mais de dois mil pontos de atendimento, entre caixas eletrônicos, agências físicas, correspondentes bancários e lotéricas em todo o estado. Isso sem contar com o serviço de Internet banking.

“Essa era uma demanda histórica da população que o Detran Amazonas conseguiu atender. Saímos de uma instituição bancária para quatro. Além disso, também conseguimos criar o boleto único, dando ainda mais facilidade para o usuário pagar as taxas, fora a economia para o órgão, que pagava por cada código de barras emitido pelo banco”, explicou Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM. O Detran-AM, atualmente, emite 150 mil boletos por mês.

Clínicas - Além da chegada de novos bancos e da adoção do boleto único, o Detran-AM também passa a adotar mudanças para o pagamento das taxas das clínicas médicas.

A partir de agora, o usuário irá efetuar o pagamento do serviço diretamente na clínica. Os valores das taxas não serão aumentados, seguindo os preços definidos pelo código tributário estadual.

Na prática, o usuário vai à clínica escolhida pelo sistema de regulação do Detran, e decide se quer pagar a taxa em dinheiro, no débito ou no crédito.

“Os valores dos atendimentos de consulta médica e psicológica continuarão o mesmo. A novidade vem para beneficiar a população na desburocratização dos pagamentos. Em todo o estado, possuímos 33 clínicas credenciadas”, informou Márcia Gama, vice-diretora-presidente da Associação das Clínicas de Trânsito do Amazonas (Aclitram).

“Essas mudanças fazem parte de todo o processo de modernização que definimos para o Detran Amazonas desde que assumimos o órgão, com o intuito de prestar um melhor serviço a nossos usuários. E ainda tem muita novidade vindo por aí. Em breve, iremos anunciar mais modernidade”, afirmou Rodrigo de Sá.

QR CODE - Uma outra novidade para os usuários do Detran-AM já está em funcionamento na entrada da sede do órgão: são as catracas eletrônicas com acesso por QR CODE.

Isso vai permitir um maior controle de quem vem ao Detran. Por isso, é obrigatório ter o comprovante de agendamento com o QR Code em mãos, seja impresso ou no celular.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.