Publicidade
Manaus
Manaus

Detran-AM pega em flagrante 24 motoristas embriagados em blitze

De sábado à domingo, agentes do Departamento Estadual de Trânsito realizaram fiscalização da Lei Seca em vários pontos de Manaus. Na avenida do Turismo teve até “racha” com foragido de presídio 12/01/2015 às 14:35
Show 1
Foram aplicadas 72 multas, a maioria por embriaguez, licenciamento em atraso e mau estado de conservação do veículo
ACRITICA.COM Manaus (AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) encontrou 24 motoristas dirigindo embriagados entre a madrugada de sábado (10) e a manhã deste domingo (11). Desses motoristas, cinco foram levados à delegacia por apresentarem índice de alcoolemia acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar.

Os agentes do Detran-AM realizaram blitze da Lei Seca no Vieiralves, Eldorado, Ponta Negra, Estrada do Turismo, Cidade Nova e na avenida Torquato Tapajós, onde ocorreram a maioria dos flagrantes, na madrugada de domingo (11). Do total de 24 motoristas autuados por embriaguez, 40% eram mulheres.

Os motoristas com índice de embriaguez acima do permitido foram levados para 12º DIP. Dois se negaram a fazer o teste do bafômetro e responderão processo administrativo por embriaguez ao volante. Dos demais reprovados pelo bafômetro, eles terão o direito de dirigir suspenso por um ano e terão que pagar multa no valor de R$ 1.915,40.

Multas

No total, 72 multas foram aplicadas, a maioria por embriaguez ao volante, licenciamento em atraso e mau estado de conservação do veículo. Foram apreendidos 14 carros e quatro motocicletas, além de 24 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 20 Certificados de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV).

Um motorista foi atuado por excesso de passageiros e por transportar passageiros em compartimento de carga. Ele transportava cinco pessoas em um veículo Montana, de placas JX0 5485, sendo que duas delas estavam carroceria do carro, escondidas sob a lona.

Mulheres

O diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, que comandou as operações da Lei Seca do final de semana, se disse surpreso com a quantidade de mulheres encontradas dirigindo embriagadas. “Mulheres jovens, na maioria dos casos, acompanhadas por namorados ou maridos, que também haviam feito uso de bebida alcoólica”.


Das mulheres pegas em flagrante, duas foram levadas à delegacia por apresentarem teor de alcoolemia acima de 0,34mg/l: Edileuza da Silva de Lima, 36, e Gabriela Lourenço Lima, 32, e foram levadas à delegacia e vão responder por crime de embriaguez ao volante. Edileuza de Lima, apresentou 0,42 mg/l de alcoolemia e Gabriela Lima, 0,62 mg/l.

Os outros motoristas flagranteados foram Francisco da Silva, 46, Paulo César Santos Barbosa, 36, José de Castro, que conduzia um veículo modelo Citroem, de placa JXT 5303. A exceção desse último, que fugiu do local, os demais foram presos em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante e só foram liberados após pagamento de fiança.

‘Racha’

Ainda durante o final de semana, agentes do Núcleo de Operações Especiais de Trânsito (Neot) do Detran-AM, em parceria com a policiais da Ronda Ostensiva Candido Mariano (Rocam), apreenderam  35 motocicletas e três carros que participavam de “racha” na avenida do Turismo.

“Racha”, ou “pega”, é uma forma de corrida ilícita praticado em áreas urbanas, rural ou rodovias com automóveis e/ou motocicletas. Entre os participantes do “racha” foi identificado um fugitivo de sistema prisional. De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM esse tipo de operação está sendo intensificada pelo órgãos.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade