Sábado, 17 de Agosto de 2019
Manaus

Detran desenvolve ações educativas em prol de ciclistas e motoristas de Manaus

A prioridade do orgão será desenvolver ações voltadas para a educação, segurança e formação de infraestrutura com objetivo de melhorar o trânsito



1.gif Campanhas de educação vão conscientizar ciclistas e motoristas de carros sobre a devida convivência segura destes dois tipos de veículos nas ruas de Manaus
09/05/2013 às 07:31

O presidente da comissão permanente para Discussão do Ordenamento da Mobilidade Urbana e Rural dos Ciclistas Estado do Amazonas, Jordan Fonseca, afirmou nesta quarta-feira (08) que a prioridade do grupo será desenvolver ações voltadas para a educação, segurança e formação de infraestrutura com objetivo de melhorar a convivência no trânsito entre os motoristas e as pessoas que usam a ‘bikes’ como meio de transporte, lazer, esporte ou até mesmo para turismo.

“A educação será trabalhada de forma que a sociedade entenda que tem um ‘cara’ novo na cidade que é o ciclista e que é preciso respeitá-lo assim como se deve respeitar o pedestre. No entanto, sabemos que os ciclistas tem seus direitos, mas também tem seus deveres. E por isso também devemos trabalhar o ciclista para que ele saiba se comportar nas vias. Materiais educativos serão distribuídos e blitzes serão realizadas para conscientizar todos”, disse Jordan Fonseca, que também é coordenador do grupo de ciclistas Pedala Amazonas.

Segurança é o que muitos ciclistas dizem que falta nas vias, alegando a ausência de espaços próprios para eles, como ciclovias ou ciclofaixas. Nesse caso, agentes ciclistas voluntários serão capacitados para intensificar a segurança dos ciclistas durante os passeios que se tornaram comuns na cidade ou mesmo durante a viagem de casa para o trabalho e vice-versa.

“Nos Estados Unidos, o Corpo de Bombeiros tem 10% do efetivo pago pelo governo americano e outros são voluntários. Nós que pedalamos também podemos ser voluntários para orientar a população para o respeito aos ciclistas”, destacou.

Voluntários

Inicialmente, 25 ciclistas serão capacitados pelo Detran-AM para atuarem como agentes voluntários. Os participantes são integrantes de grupos de “pedal” que costumam reunir um grande número de adeptos de bicicleta para passeios pelas ruas da capital.

A Comissão Permanente também deve trabalhar futuramente na elaboração de um programa de implantação de ciclovias e ciclofaixas em todo o Estado, com o objetivo de incluir a bicicleta como meio de mobilidade.

“Se temos uma campanha para incentivar o uso da bicicleta, também deveremos trabalhar a questão das ciclofaixas e ciclovias. E isso não quer dizer apenas implantá-las. Também será preciso educar os motoristas para respeitar esses espaços exclusivos para os ciclistas e para que eles saibam identificá-los. O nós queremos é uma harmonia entre ciclistas e motoristas”, disse Fonseca.

A comissão foi criada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) por meio da Portaria nº 1596 de 24 de abril de 2013, vai defender a atenção e benefícios para os ciclistas do Estado.

Cadastro em bancos de dados

Os ciclistas também vão poder, em breve, se cadastrar voluntariamente num banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) para que órgão tenha informações sobre as pessoas que se deslocam de bicicleta pelas vias da capital, principalmente. De acordo com Jordan Fonseca, presidente da Comissão Permanente para Discussão do Ordenamento da Mobilidade Urbana e Rural dos Ciclistas no Estado os dados serão importantes para discutir políticas públicas para quem tem trocado o carro pela bicicleta.

“Precisamos saber para que as pessoas usam a bike , em quais áreas da cidade costumam circular de bicicleta, enfim, a partir do momento que sabemos quem é quem, podemos fortalecer as políticas públicas”, explicou Fonseca.

Ao se cadastrar, o ciclista conseguirá emitir uma carteirinha, que será semelhante a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) usada por motoristas. Um canal de comunicação também será criado para facilitar o contato entre os agentes ciclistas voluntários, os ciclistas e o Detran-AM. “Isso é algo inédito no Brasil para proteger o ciclista”, concluiu.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.