Publicidade
Manaus
Manaus

Detran e PM iniciam fiscalizações de fim de ano e apreendem 20 veículos, em Manaus

Ação deteve 4 micro-ônibus e 16 motocicletas na avenida Autaz Mirim, na Zona Leste. PM diz que motoristas trafegavam sem habilitação. Diretor-presidente do Detran/AM afirma que objetivo é garantir segurança durante período 04/11/2014 às 16:48
Show 1
PM fiscaliza micro-ônibus "amarelinhos" na Zona Leste de Manaus
OSWALDO NETO Manaus (AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) e a Polícia Militar (PM) iniciaram uma operação de fiscalização de veículos voltada para o período de fim de ano em Manaus. A ação começou nesta terça-feira (4) e somente pela manhã, apreendeu quatro micro-ônibus do modal Alternativo e 16 motocicletas. Segundo a PM, além de irregularidades administrativas, os órgãos pretendem identificar crimes como porte de armas e drogas.

A operação pegou de surpresa motoristas que trafegavam durante a manhã na avenida Autaz Mirim, Zona Leste de Manaus, e segundo o Detran, deve continuar por várias zonas da cidade em todos os dias da semana. Participaram da fiscalização desta terça-feira policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), os quais inspecionaram veículos como motocicletas, micro-ônibus “amarelinhos” e carros de passeio.

Segundo o comandante da operação, tenente Dick Sarney, as infrações encontradas hoje se referem à ausência de documentos. “Em todos os veículos apreendidos foram observadas irregularidades no que diz respeito a condutores sem CNH ou documentos atrasados. Nada foi divulgado justamente para criar a situação de surpresa e além da parte de trânsito, vamos coibir possíveis crimes envolvendo carros roubados, porte de armas, entorpecentes ou até mesmo localizar foragidos da Justiça”, adiantou.

Todos os veículos foram levados ao parqueamento do Detran, no Distrito Industrial 2, Zona Leste da capital. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os veículos ficarão detidos e os motoristas devem perder 7 pontos na habilitação, além de pagar multa de R$ 574,62 prevista no art. 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fim de ano

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza, a operação em conjunto com a PM visa dar segurança à população, tendo em vista o aumento do fluxo de veículos nas ruas da capital. “As pessoas saem mais as ruas para fazer compras ou se divertir. Existem muitas reclamações por conta dos microônibus e motocicletas durante este período de festas. Nosso objetivo é deixar os motoristas seguros para circular nessa época e vamos continuar até o fim do ano”, garantiu.

Ainda conforme o diretor-presidente, caso a operação tenha um resultado positivo, existe a possibilidade de que ela seja estendida. “A ação tem o auxílio da PM, mas pretendemos ainda assinar convênio com o Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito) justamente para que o resultado seja ainda mais eficaz”, disse.

Apreensões

Em abril deste ano, oito micro-ônibus foram apreendidos na mesma avenida durante ação do órgão. Na ocasião, o objetivo era principalmente identificar irregularidades na parte mecânica dos “amarelinhos” e notificar veículos pesados que trafegassem em horário de pico, haja vista o acidente entre uma caçamba e um micro-ônibus Executivo ocorrido no dia 28 de março. A tragédia deixou 15 mortos

Publicidade
Publicidade