Publicidade
Manaus
Manaus

Detran encaminha projeto da Cidade do Trânsito para licitação

Novo espaço para formação de condutores deve custar R$ 3 milhões; previsão é que obra seja entregue até abril de 2014 08/11/2013 às 09:04
Show 1
Buracos na pista de treinamento do Centro de Formação de Condutores deverão ser tapados neste final de semana após um acerto entre a Prefeitura de Manaus e o Departamento Estadual de Trânsito
Steffanie Schmidt Manaus, AM

Orçado em mais de R$ 3 milhões, o projeto do novo Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), deverá ser encaminhado para licitação dentro dos próximos 20 dias, segundo o diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza. A previsão é de que as obras iniciem até o fim do ano e sejam concluídas em abril de 2014.

Atualmente, buracos em tamanho e profundidade suficiente para ‘afundar’ um pneu de carro e esgoto empoçado por conta do vazamento de uma fossa compõe o cenário do local que realiza sete mil exames por mês. Além disso, há presença de cães na pista de treinamento e carros com caixas de som no estacionamento, em meio a ambulantes vendendo todo o tipo de comida. Feitosa reconhece a situação e afirma que os problemas estruturais estão acumulados de outras gestões.

“A gente não nega que a situação está ruim e é por isso mesmo que estamos trabalhando há quatro meses no projeto da Cidade do Trânsito”, afirmou o diretor-presidente do Detran. Ele próprio flagrou um churrasco organizado por particulares no último final de semana, dentro do Complexo.

A medida foi tomada para evitar que os alunos tenham que sair do complexo para realizar os exames e o treinamento. “Nos próximos dias começam as obras de duplicação da avenida do Turismo e a construção da passagem de nível na Torquato Tapajós, o que vai tornar via de fluxo intenso e perigosa para os alunos”, disse.

A área de 437 mil metros quadrados, localizado na avenida José Henriques, bairro Santa Etelvina, Zona Norte, terá faixa de pedestres, semáforo, rotatória, simulação de pista molhada, aclive e declive, além de reforço no asfalto para aguentar o fluxo intenso.

Além disso, na área coberta que hoje serve para estacionamento de motocicletas - e onde até mesmo redes são atadas - será construída uma sub-sede do Detran a fim de facilitar o acesso dos moradores da Zona Norte ao serviços do órgão. Outra previsão do projeto é a construção de dois auditórios para servir de escola do trânsito, para reciclagem de motoristas.

Reforço até a conclusão das obras
O Detran-Am negocia ainda com a prefeitura, a cessão de algumas áreas em outras zonas da cidade para a realização de pistas de treinamento. “O prefeito Artur Neto informou que pediu ao (Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano para levantar essas áreas”, disse o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza.

De imediato, serão feitas algumas melhorias no complexo de treinamento. Segundo Feitoza, a prefeitura deverá iniciar o recapeamento do local neste final de semana. “Além disso, já conversamos com a ManausLuz que vai reforçar a iluminação até que o projeto fique pronto”.

Para garantir a segurança, Feitoza afirma que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai disponibilizar uma viatura para os alunos que fazem treinamento até às 22h.

Publicidade
Publicidade