Publicidade
Manaus
Manaus

‘Dia H’: mutirão de saúde leva atendimento dermatológico para população em Manaus

Alusivo ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o “Dia H” leva 12 técnicos em dermatologia e 18 médicos dermatologistas para atender público 30/01/2016 às 12:02
Show 1
Mutirão ocorre na Fundação Alfredo da Matta, no bairro Colônia Antonio Aleixo, na Zona Leste de Manaus
Silane Souza Manaus

Um mutirão de atendimento dermatológico está sendo realizado nesse sábado (30) pela Fundação Alfredo da Matta (Fuam) no bairro Colônia Antonio Aleixo, na Zona Leste de Manaus. A ação denominada “Dia H” faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado neste domingo (31).

Os atendimentos são feitos por uma equipe de 12 técnicos em dermatologia e 18 médicos dermatologistas na Policlínica Antônio Aleixo e no Centro de Reabilitação, anexo da unidade, que funciona na mesma via, na av. Getúlio Vargas em frente à Praça Tancredo Neves, na Colônia Antonio Aleixo.

Além disso, tem outra equipe realizava aconselhamento e testes rápidos para o diagnóstico de HIV e Sífilis. “Essa ação é muito importante porque reforça nossa pareceria com a Semsa e a Fuam, que é reconhecida mundialmente como referência no combate a DST e hanseníase”, destaca o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza.

Ele lembrou que o Amazonas já foi o Estado da União com a maior incidência de casos de hanseníase há 20 ou 30 anos, e hoje é o 18° no ranking. “Tivemos um avanço muito expressivo nas duas últimas décadas e estamos diminuindo mais ainda a incidência dessa doença, nossa meta é chegar a dois casos para cada 100 mil habitantes, que é o recomendável pela OMS”, frisou.

Pedro Elias enfatizou que a Organização Mundial de Saúde previa erradicar a hanseníase até o final do século passado. O que não ocorreu. “A hanseníase ainda é uma doença com incidência alta em vários lugares do planeta, como na índia, por exemplo. No Brasil ainda é questão de saúde pública grave”, apontou.

O mutirão de atendimento começou as 8h30 desse sábado e segue até as 13h.

Publicidade
Publicidade