Terça-feira, 18 de Junho de 2019
Manaus

‘Dia H’: mutirão de saúde leva atendimento dermatológico para população em Manaus

Alusivo ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o “Dia H” leva 12 técnicos em dermatologia e 18 médicos dermatologistas para atender público



1.jpg Mutirão ocorre na Fundação Alfredo da Matta, no bairro Colônia Antonio Aleixo, na Zona Leste de Manaus
30/01/2016 às 12:02

Um mutirão de atendimento dermatológico está sendo realizado nesse sábado (30) pela Fundação Alfredo da Matta (Fuam) no bairro Colônia Antonio Aleixo, na Zona Leste de Manaus. A ação denominada “Dia H” faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado neste domingo (31).

Os atendimentos são feitos por uma equipe de 12 técnicos em dermatologia e 18 médicos dermatologistas na Policlínica Antônio Aleixo e no Centro de Reabilitação, anexo da unidade, que funciona na mesma via, na av. Getúlio Vargas em frente à Praça Tancredo Neves, na Colônia Antonio Aleixo.

Além disso, tem outra equipe realizava aconselhamento e testes rápidos para o diagnóstico de HIV e Sífilis. “Essa ação é muito importante porque reforça nossa pareceria com a Semsa e a Fuam, que é reconhecida mundialmente como referência no combate a DST e hanseníase”, destaca o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza.

Ele lembrou que o Amazonas já foi o Estado da União com a maior incidência de casos de hanseníase há 20 ou 30 anos, e hoje é o 18° no ranking. “Tivemos um avanço muito expressivo nas duas últimas décadas e estamos diminuindo mais ainda a incidência dessa doença, nossa meta é chegar a dois casos para cada 100 mil habitantes, que é o recomendável pela OMS”, frisou.

Pedro Elias enfatizou que a Organização Mundial de Saúde previa erradicar a hanseníase até o final do século passado. O que não ocorreu. “A hanseníase ainda é uma doença com incidência alta em vários lugares do planeta, como na índia, por exemplo. No Brasil ainda é questão de saúde pública grave”, apontou.

O mutirão de atendimento começou as 8h30 desse sábado e segue até as 13h.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.