Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
WhatsApp_Image_2017-04-07_at_13.21.28.jpeg
publicidade
publicidade

Saúde

Dia Mundial da Saúde é celebrado em Manaus com diversas atividades

Nas unidades básicas de Saúde da Prefeitura, a Semsa estenderá as atividades até o próximo dia 14, com dicas de alimentação saudável, exercícios físicos e prevenção de doenças


07/04/2017 às 15:14

O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta-feira, 7 de abril, está sendo marcado pela realização de uma intensa programação de orientações de bem-estar e qualidade de vida em diversas instituições de Manaus. Nas unidades básicas de Saúde da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estenderá as atividades até o próximo dia 14, com dicas de alimentação saudável, exercícios físicos e prevenção de doenças.

As ações são desenvolvidas nas UBSs e pelas Equipes de Estratégia Saúde da Família por meio de atividades de promoção de práticas corporais, como danças e alongamentos, circuito de atividades físicas, além de rodas de conversa com gestantes e nutrizes sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, especialmente nas unidades credenciadas na Rede Amamenta e Alimenta Brasil.

Nas UBSs também há teatro de fantoches e palestras sobre vida saudável e prevenção e conscientização para o combate ao Aedes aegypti e, ainda, rastreio de câncer de colo de útero e mama na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e o Ministério Público Federal (MPF) também promovem nesta sexta-feira, o evento “Saúde é ter qualidade de vida”. A programação é realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Nova Esperança, Zona Oeste, até às 17h, e inclui palestras sobre direito à saúde e qualidade de vida, e a oferta de vários serviços de atendimento à saúde.

A partir das 14h, o evento contará com a participação da professora Dra. Heliana Nunes Feijó, chefe do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que ministrará a palestra “Conhecer para valorizar”, sobre qualidade de vida e cuidados gerais com a saúde.

publicidade

Na segunda palestra, a Promotora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral, titular da 58º PRODHSP, tratará do tema “Direito à saúde”.

Além disso, até o próximo dia 12, uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher (Carreta da Mulher) estará no estacionamento da sede do MP-AM oferecendo exames de preventivo, USG e mamografia ao público em geral. Os atendimentos da carreta são realizados das 8h às 17h, mediante requisição médica.

O Dia Mundial da Saúde também será comemorado neste domingo, 9, com uma programação especial de saúde e bem-estar na orla da Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste. O evento será promovido no horário de 8h às 11h pela A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A data

O Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, foi  criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

publicidade
publicidade
Amazonas está há dois dias sem registrar casos de gripe H1N1
Crianças vacinadas contra H1N1 no Amazonas precisam tomar a 2ª dose
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.