Publicidade
Manaus
Manaus

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito: taxa de vítimas fatais cai 9% em Manaus

Desde 2010, o Manaustrans realiza ações no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, estabelecido cinco anos antes. Os dados nacionais, no entanto, não são animadores, com o Brasil ocupando o 5º lugar no ranking de mortes no trãnsito 13/11/2015 às 12:17
Show 1
Na avaliação da OMS é necessário desenvolver ações de prevenção da violência no trânsito de forma emergencial
Isabelle Valois Manaus (AM)

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2005 que em todo terceiro domingo de novembro - neste ano, no próximo dia 15 - seja celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Nesta data, são homenageadas pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, como também um momento dedicado para familiares, amigos e todos aqueles que sofrem com a perda de entes queridos com tal tragédia.

Após dois anos da instituição do Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trânsito, o Brasil abraçou a causa com ações e iniciativas sociais em diversas cidades brasileiras. Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para as perdas provocadas pela violência do trânsito, indica a situação ser um problema de saúde pública com proporções epidêmicas. Conforme os dados da OMS, uma média de 1,25 milhões de pessoas ainda morre todos os anos no mundo em decorrência de acidentes.

Em Manaus houve uma redução de 9,29% de vítimas fatais em comparativo os anos de 2014 e 2015. Em 2014, do dia 1 de janeiro até 13 de novembro foram registrado 226 casos, no mesmo período de meses de 2015 houve 205 casos registrados.

Desde 2010, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) realiza ações no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Neste ano, o instituto realizará a ação no domingo (15), às 17h no Parque dos Bilhares, localizado na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus.

O Brasil é o quinto País do mundo em mortes por acidente no trânsito. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 45 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito no país.

Na avaliação da OMS é necessário desenvolver ações de prevenção da violência no trânsito de forma emergencial, principalmente nos países onde os índices de mortalidades são elevados.

A programação inclui: Apresentação de vídeos produzidos por estudantes da rede pública de ensino sobre a utilização da faixa de pedestres, apresentação do cantor e instrutor de auto escola César Mota com um repertório exclusivo de músicas relacionadas à segurança no trânsito, apresentação da banda da Polícia Militar do Amazonas, além de distribuição de mudas de plantas para as pessoas que forem prestigiar o evento.


Publicidade
Publicidade