Domingo, 26 de Janeiro de 2020
polarizado

'Direitos humanos são para todos os humanos', diz juiz em Manaus

José Henrique Torres, do Tribunal de Justiça de São Paulo, comparou a divisão acerca da defesa dos direitos humanos às torcidas dos bumbás Garantido e Caprichoso durante palestra realizada hoje (7), na capital



juiz_A0552EF1-872D-48C6-B710-8E8969609007.JPG Foto: Winnetou Almeida
07/12/2019 às 17:46

Durante palestra na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) na manhã deste sábado (7), o juiz titular da Vara do Júri de Campinas (TJSP), José Henrique Torres comparou a divisão ideológica acerca da defesa dos direitos humanos às torcidas dos bumbás Garantido e Caprichoso. Com o tema ‘Discurso Anti-Direitos Humanos – A Proliferação do Ódio e a Polarização Social’, o magistrado apresentou a metáfora de forma didática, como forma de mostrar ao público o desequilíbrio dentro da sociedade quando se trata de defender esses direitos. Segundo ele, a polarização fragiliza a construção dos direitos humanos, que deve ser coletiva. 

“Olhando para os direitos humanos vemos a possibilidade de encarar essa questão como se fosse a festa do boi-bumbá. Como se houvesse pessoas a favor dos direitos humanos e pessoas contra os direitos humanos, como se fossem a torcida do Garantido e a torcida do Caprichoso. Em termos de direitos humanos isso não é possível, mas é o que temos visto há muito tempo. Encontramos pessoas que são totalmente contra os direitos humanos e outras pessoas que são completamente a favor. Todos nós perdemos com essa polarização”, disse.

Torres mencionou, ainda, que é necessário desconstruir a ideia de que os direitos humanos estão ligados apenas à ideia de liberdade ou prisão, ou que estejam diretamente ligados aos indivíduos que cometeram crimes. Para ele, o termo é mais abrangente.

“Ao falar em direitos humanos,poucas pessoas vezes as pessoas mencionam o direito à educação, à moradia, à saúde. Direitos humanos inclui tudo isso, não é coisa de direito de bandido. É direito humano. Direitos humanos são para todos os humanos. Essa polarização ideológica é justamente o que nos leva a essa concepção para negar as importância dos direitos humanos”, concluiu.

Currículo

José Henrique Torres é magistrado é titular da Vara do Júri de Campinas (TJSP), professor dos cursos de pós-graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, e do Instituto Terzius – Informação e Formação em Saúde (Campinas/SP), especialista em Direito das Relações Sociais e em Direito Processual Penal.

Participantes

Aberto ao público, o evento contou com a partcicipação de profissionais do direito, da sociologia e da assistência social, além de estudantes de graduação de diversas áreas, que vão receber certificado de participação com horas complementares.

Para a advgoda Ana Sabbá, a discussão em torno do assunto é fundamental para compreender o momento atual. “É essencial no momento que a gente vive, que a nossa democracia tá questionando muito os direitos humanos, a validade deles é essencial a gente ter essa discussão sobre de onde vem esa polarização e como uma nação vai lidar com isso. A gente precisa conscientizar as pessoas, precisa ter um grande esforço de conscientização e educação da população sobre o que são os direitos humanos, como tratar as pessoas, as minorias”, frisou.

O advogado Gustavo Ozga também reforçou acerca da necessidade de estabelecer debates que promovam o incentivo à reflexão sobre direitos humanos. “No momento atual em que há uma polarização seja política ou social, para não dizer em todos os ramos da sociedade, entender as consequências da negação dos direitos humanos é algo muito importante. A construção dos direitos humanos é coletiva, permanente, contínua, deve ser duradoura e cada vez mais fortalecida”,  destacou.



News whatsapp image 2019 05 27 at 11.54.48 8d32dbdd 4f80 4c51 b627 e3873c2e56de
Repórter
Cientista Social, Escritora e Jornalista. Repórter de A Crítica, apaixonada pela arte de contar histórias.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.