Publicidade
Manaus
JUSTIFICATIVA

Distância entre casa e local de prova atrapalha atrasados do Enem em Manaus

Estudantes das zonas Norte e Leste deveriam prestar o exame em colégio do Centro e chegaram minutos após o fechamento dos portões 04/11/2018 às 12:58 - Atualizado em 04/11/2018 às 14:03
Show atrasada enem c6586401 2533 4eb9 ab45 595391029e3a
Foto: Jorge Llach
Karol Rocha Manaus (AM)

Cinco minutos. Esse foi o tempo que impediu Francisca Vilhena, 42, de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4), em Manaus. “Realmente não me atentei para o horário. Me confundi", lamentou ela.

Francisca, que é moradora do bairro Cidade Nova, na Zona Norte, teve indicado como local de prova o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro da capital. Ela chegou ao colégio às 11h05 e deu de cara com os portões que foram fechados às 11h nas escolas de Manaus e outros 48 municípios do Estado. 

"Vim da Cidade Nova, o erro foi também eles colocarem a prova tão distante”, argumentou. O sonho dela é estudar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), porém, não se atentou ao horário. “Teve a questão do transporte", ressalta ainda.

Outro atrasado foi Kennedy Rosas, de 19 anos, ele chegou às 11h10 no IEA. “Para quem mora no Jorge Teixeira (Zona Leste) e chegar no Centro foi bem complicado. Saí às 9h30 a caminho da escola. É uma frustração mas perdi, não vou é arrombar a porta", conta ele que trabalha com vendas e gostaria de estudar Logistica ou Administração.

Neste domingo, a duração de provas será de cinco horas e meia e conta com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No próximo domingo, dia 11, quando serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. No Amazonas, mais de 123 mil estudantes deverão realizar a avaliação, conforme o Ministério da Educação (MEC).

Transporte

Apesar da reclamação dos atrasados sobre o transporte, nos dias de provas do Enem 2018, que acontecem em 4 e 11 de novembro, a Prefeitura de Manaus informou que iria reforçar as frotas de ônibus. De acordo com a Prefeitura, o transporte coletivo opera com a frota de sábado, com mais 250 veículos, entre 5h e 19h.

Os veículos chamados “turno único”, segundo o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Franclides Ribeiro, que rodam nos horários de pico de transporte, irão fazer parte da frota normal, aumentando as opções aos estudantes que farão as provas do Enem.

Publicidade
Publicidade