Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Manaus

Divulgado edital para seleção de 90 conselheiros tutelares em Manaus

Os candidatos ao cargo terão até o dia 24 para se inscreverem no processo seletivo. Posse está prevista para janeiro de 2016


13/04/2015 às 08:27

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)  divulgou  edital para o processo eleitoral  que vai admitir novos  conselheiros tutelares para  atuarem no quadriênio 2016/2019, em Manaus. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 deste mês, na sede do CMDCA, localizado na avenida Perimetral, Conjunto Castelo Branco,  no Centro Social Urbano (CSU) do  bairro Parque 10 de Novembro, na Zona Centro-Sul. No total, o processo vai eleger 90 conselheiros tutelares.

O documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 1° de abril  e apresenta os critérios que devem ser atendidos por quem pretende concorrer a uma vaga.

O edital é divido em três etapas, referente ao período de  pré-inscrição (caráter eliminatório), aplicação de provas objetivas e dissertativas e a última, as eleições, (caráter classificatório e eliminatório),  que vão acontecer no dia 4 de outubro, das 8h às 17h, em todas as zonas da capital, em locais ainda a serem definidos pelo Conselho. O edital completo está disponível no site: www.dom.manaus.am.gov.br. 

A remuneração será de R$ 1,9 mil, mas a função não configura vínculo empregatício ou estatutário com o município.

Critérios de inscrição

Para se inscrever, o candidato a Conselheiro Tutelar precisa preencher diversos requisitos como: ser maior de 21 anos, ter reconhecida a idoneidade moral, morar em Manaus há pelo menos dois anos, ter experiência na atividade de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente, com no mínimo dois anos de trabalho, bem como estar em dias com as obrigações eleitorais, dentre outros. A candidatura é individual e sem vinculação a partido político, grupo religioso ou econômico.

Para a primeira etapa, as fichas de inscrições estão disponíveis na sede do Conselho Municipal, localizado na avenida no CSU do Parque 10, na Zona Centro-Sul, no horário de 8h às 14h. As inscrições encerram no dia 24. Candidatos que possuem alguma deficiência também podem participar, desde que sua deficiência seja compatível com as atribuições e aptidões específicas estabelecidas para a função pública de conselheiro tutelar.

Outras etapas

As provas objetivas e dissertativas serão aplicadas no dia 19 de julho e terão duração máxima de 05horas (das 13h00 as 18h00), horário de Manaus, em local a ser definido. O gabarito será liberado no dia 22 de julho e, até o dia 14 de agosto, o CMDCA pretende divulgar os nomes dos candidatos aptos para a próxima etapa, as eleições. O resultado final o processo deve ser divulgado no dia 9 de novembro, e os novos conselheiros tomarão posse em janeiro de 2016.


publicidade
publicidade
Investigador da PC é denunciado por assédio sexual de adolescentes no AM
Programa Bolsa Pós-Graduação lança edital com 10,7 mil vagas para 144 cursos
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.