Publicidade
Manaus
AUDIOVISUAL

Documentário do Amazonas é selecionado para o Programa Natura Musical 2019

Projeto da Cauxi Produções foi selecionado entre 2.617 inscrições de todo o Brasil 07/10/2018 às 22:44 - Atualizado em 09/10/2018 às 08:25
Show ala de ee560594 f29d 40a8 aa22 bce1526944f2
Foto: Michael Dantas/ Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Amazonas está confirmado no Natura Musical em 2019. Entre 2.617 inscrições de todo o Brasil, o documentário “A Poética dos Beiradões”, da Cauxi Produções, foi selecionado para o programa que oferecerá R$ 4,9 milhões em patrocínio para os artistas, bandas e coletivos culturais, com o apoio da Lei Rouanet e das leis estaduais de incentivo à cultura (ICMS) da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e Rio Grande Sul, além de São Paulo. O anúncio oficial dos 50 projetos participantes foi feito na noite desta quinta-feira, 4 de outubro, na capital paulista.

Contemplada pela segunda vez no Natura Musical, a Cauxi Produções vai apresentar ao Brasil os músicos dos beiradões por meio de nomes como Teixeira de Manaus, André Amazonas, Magalhães da Guitarra, Oseas da Guitarra e Chico Caju.

“O documentário conta com entrevistas e relatos de músicos cujas trajetórias musicais remontam à década de 1980 aos dias atuais. São dados históricos, leituras e releituras de músicas que ficaram consagradas no meio artístico amazonense, realizadas pelos próprios artistas remanescentes e músicos da atual geração”, explica o produtor cultural Rafael Ângelo, idealizador do projeto e também guitarrista da banda Alaídenegão. “O objetivo é conhecer e reconhecer esta maneira de fazer música com sotaque próprio, carregada de intensas trocas culturais, em um lugar propenso à criação de novas sonoridades”.

Representantes

“A Poética dos Beiradões” coloca a Cauxi Produções novamente como única representante do Estado no programa. Em 2012, a produtora foi selecionada por conta da pesquisa "Música das Cachoeiras - Do Alto Rio Negro ao Monte Roraima", que, inserida na categoria "Pesquisa e Documentação", evidenciou cantos dos festejos de povos tradicionais da Amazônia Ocidental em um livro-CD. O registro reuniu manifestações musicais do povo do Monte Roraima, como canto Parischéra e Oareba, dos Taulipang, Macuxi, Hedéha, Keédena e Uaixamá dos Yekuaná.

“A primeira vez que ganhamos o edital, tivemos a oportunidade de mostrar a música indígena feita no Norte do Brasil e, agora, o nosso projeto traz o resgate e valorização da música tradicional no Amazonas por meio do diálogo com grandes nomes”, afirma o produtor e músico Davi Escobar.

Publicidade
Publicidade