Publicidade
Manaus
BISPO

Dom José Albuquerque é ordenado bispo de Manaus neste domingo (19)

A ordenação episcopal, ocorreu no Centro de Convenções do Studio 5, Zona Sul de Manaus, com a participação de mais de 2 mil fiéis 19/06/2016 às 18:57
Show 0221
Dom José Albuquerque foi ordenado bispo de Manaus (Clóvis Miranda)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Ordenado bispo na tarde deste domingo (19), dom José Albuquerque vai desenvolver juntamente com o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, trabalhos da Arquidiocese de Manaus como bispo auxiliar ao lado de dom Mário Antônio.

A ordenação episcopal, ocorreu no Centro de Convenções do Studio 5, Zona Sul de Manaus, com a participação de mais de 2 mil fiéis que privilegiaram este momento histórico da igreja católica de Manaus.

Dom José Albuquerque de Araújo nasceu no dia 17 de junho de 1968, em Manaus. Iniciou a caminhada na paróquia Nossa Senhora Consoladora, no bairro de Betânia, Zona Sul de Manaus. Em 1989 iniciou a formação para se ordenar padre.

Em 4 de Agosto de 1996 pelas mãos de dom Luiz Soares Vieira, recebeu a ordenação sacerdotal. Serviu a igreja de Manaus coordenando algumas paróquias, colaborando com o serviço no regional da Convenção Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também foi reitor do Seminário Arquidiocesano, São José.

Hoje como arcebispo emérito, dom Luiz Soares Vieira também participou da ordenação do novo bispo auxiliar. Durante a celebração, foi lida a comunidade presente a carta do próprio papa Francisco onde nomeia o novo bispo auxiliar de Manaus. Após a leitura foi realizado os procedimentos de ordenação.

O novo bispo recebeu a mitra - autoridade, báculo - símbolo do pastoreado , cruz peitoral - insigne, o anel - lembra o pescador. Na solenidade, dom Sérgio ordenante ungiu a cabeça do novo bispo com óleo do Crisma como gesto de sabedoria colocou na cabeça de dom José o evangelho para que o mesmo possa ensinar o povo de Deus.

Publicidade
Publicidade