Publicidade
Manaus
Tecnologia de Ponta

Avanços em exames e tratamentos médicos na Sensumed chamam a atenção

Novidades na Sensumed: Tratamento de imunoterapia, exame de elastografia e angiotomografia coronária 27/11/2016 às 09:10
Show 1 sensumed
Novo equipamento para realizar exames de elastografia na Sensumed (Foto: Márcio Silva)
Rebeca Mota Manaus (AM)

Em busca de proporcionar a qualidade de vida dos pacientes, a Sensumed apresenta novos procedimentos médicos, desde exames como a elastografia e angiotomografia coronária, além do tratamento de imunoterapia.
 
Tratamento de Imunoterapia
Para o médico e especialista em Oncologia Clínica, William Fuzita, a imunoterapia é composta por diferentes medicamentos, que são aplicados no paciente de maneira intravenosa (nas veias) ou subcutânea (abaixo da pele). Geralmente, ela causa menos efeitos colaterais que a quimioterapia e a radioterapia. Trata-se de uma abordagem promissora, que vem beneficiando um número crescente de pacientes, com respostas duradouras e melhor qualidade de vida. 

“Tratamento para câncer de pulmão e de pele que agrega resultados como sobrevida associada à qualidade de vida, pois em comparação a quimioterapia que faz o cabelo cair, enjoos e vômito. As novas modalidades de imunoterapia se tornaram mais direcionadas e específicas contra os diferentes tipos de tumores. Por isso, se tornam também mais eficazes, por exemplo, em pacientes que tinham sobrevida de oito meses, hoje é 50 meses”, destaca Dr. Fuzita.

Novidades em exames
Na parte de novos exames, o médico ultrassonografista Luis Pimentel realiza a elastografia, utilizado para avaliar a fibrose hepática, danos no fígado causados por doenças crônicas nesse órgão, como hepatite, cirrose e presença de gordura.

“Esse exame vai pesquisar o fígado para saber se ele está normal ou com gordura e quantificar para saber se está evoluindo para uma cirrose ou não. Ele é rápido, não causa dor e não precisa de agulhas ou cortes”, explica doutor Pimentel.

Outra novidade na Sensumed é o exame de angiotomografia das coronárias, realizado pela cardiologista Vânia Naue. O exame realiza o diagnóstico não invasivo pelo qual é possível visualizar tridimensionalmente (3D) se há resíduos depositados nas paredes das artérias do coração, além de malformações vasculares.

“Ele serve para fazer o diagnóstico precoce de doenças coronarianas e avaliar se há substâncias como gordura ou cálcio nas paredes das artérias, também fundamental para para identificar o infarto”, enfatiza doutora Vânia.

Radioterapia

Na radioterapia, a médica Dra. Paula Soares explica que os pacientes contam com o acelerador linear Synergy, que oferece a possibilidade da radiocirurgia aos pacientes.  “A radiocirurgia intracraniana é uma modalidade de radioterapia altamente precisa que permite tratar tumores benignos e malignos. O procedimento pode ser feito num único dia ou em poucas sessões, provocando efeitos colaterais menores do que as técnicas de radioterapia convencional”, explica.

Publicidade
Publicidade