Publicidade
Manaus
Literatura e criatividade

Oficina 'Escrita Criativa' será realizada em Manaus de 7 a 11 de novembro

Oficina será realizada em Manaus com objetivo de aprimorar a redação de escritores amazonenses 16/10/2016 às 05:00 - Atualizado em 16/10/2016 às 12:02
Show capturar
Vanessa Ferrari é escritora paulista e estará em Manaus de 7 a 11 de novembro com a oficina “Escrita Criativa” (Foto: Divulgação)
Rebeca Mota Manaus (AM)

A escritora paulista Vanessa Ferrari, oferece em Manaus a “Oficina Escrita Criativa”, de 7 a 11 de novembro, com proposta de reunir escritores, jornalistas, redatores, alunos e o público em geral interessado em conhecer técnicas de redação.

O curso será voltado em duas turmas, manhã e tarde, e acontecerá no Colégio Lato Sensu, unidade da Cidade Nova. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Lato Sensu da Cidade Nova, ou pelo link http://goo.gl/GUqRDl. Promovida pelo Grupo Leal Filho, o curso trabalhará a “escrita literária”, considerada pela escritora um métodos mais eficazes para desenvolver as habilidades de escritores, principalmente os iniciantes

Através de exercícios práticos e de conceitos básicos sobre a arte de narrar, os alunos aprendem a reconhecer as suas qualidades narrativas e usam ferramentas teóricas para aprimorar a sua escrita.

O Colégio Lato Sensu - Unidade Cidade Nova está localizado na rua Guapiaçu, 27, Conjunto Etapa 1, na Cidade Nova. Maiores informações podem ser obtidas pelo número 3649-5000.

 Segundo a escritora, a “escrita literária” é um dos métodos mais eficazes para desenvolver as habilidades de escritores iniciantes. Através de exercícios práticos e de conceitos básicos sobre a arte de narrar, os alunos aprendem a reconhecer as suas qualidades narrativas e usam ferramentas teóricas para aprimorar a sua escrita.

A escritora destaca a importância da palestra também para os jornalista. “Para estes profissionais, a oficina vai ser importante para destacar a clareza dos textos, a concisão, a hierarquia de  informação e a intenção no que dizer”, salienta.

Vanessa convida os manauaras enfatizando a proposta da oficina para o público em geral. “A oficina é para todo leitor que  trabalha com a escrita e quer amadurecer a escrita e como leitor”, ressalta.

Pela a experiência como editora da Companhia das Letras (2009 a 2015) e editora da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), entre os anos de 2005 e 2009, Vanessa destaca importância do que ela tem que a passar. “A oficina é para aqueles que querem escrever bem, a ideia é saber as regras que regem o mercado dos livros”, diz.

Sobre Vanessa Ferrari

 Vanessa é jornalista mestranda em crítica textual pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, coordena o projeto de clubes de leitura Penguin-Companhia, é parecerista de obras literárias pela Revista Pessoa, professora do Espaço Cult (SP), onde ministra há três anos cursos de literatura e percepção de linguagem.

"Eu já trabalhei na editoria da Companhia das letras para avaliar livros para serem publicados. E na oficina vamos discutir o que os narradores apresentam nos textos, aquilo que eles realizam bem e aquilo que eles precisam melhorar além dos diferentes modos de como eles se posicionam, como os narradores poéticos (que usam palavras rebuscadas), os saudosistas (que descrevem o passado como admiração excessiva), os autobiográficos (que usam de memórias) e outros", destaca Vanessa.
 

Publicidade
Publicidade