Publicidade
Manaus
NEGÓCIOS

Soluções de Business Intelligence estão cada dia mais em evidência

Como a empresa 3corações, líder no mercado de cafés, utiliza o Business Intelligence para otimizar processos na área comercial 12/03/2017 às 05:00
Show 3c
A 3 Corações adotou o Business Intelligence e visa crescimento para 2017. (Arquivo Pessoal/ 3 Corações)
Rebeca Mota Manaus (AM)

O exponencial crescimento da produção de informações provenientes de empresas e da sociedade tem colocado as soluções de Business Intelligence cada dia mais em evidência, pois são elas as responsáveis por coletar, organizar, analisar e compartilhar este montante de dados. A partir disso que 3 Corações adotou a plataforma para tomar decisões estratégicas baseadas nessas interpretações.

O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

As plataformas permitem acesso às informações estratégicas que servem de base para o funcionamento da cadeia de ações na 3corações, que começa com a análise dos dados e termina com o desenvolvimento de eficientes estratégias comerciais. 

Segundo o gerente de TI da 3corações, Junior Melo, a plataforma é bastante versátil e se destaca por possuir um ambiente de desenvolvimento único, pela lógica associativa em memória, fácil implantação e uma lista de opções gráficas, o que gera inúmeras possibilidades de análises de resultados.  

A principal área que utiliza a ferramenta é a comercial com cerca de 100 colaboradores, entre analistas, supervisores e gerentes, que consultam frequentemente a plataforma, o que permite a realização de análises mais estratégicas sobre a empresa e a equipe comercial em campo. Com o software, as informações sobre vendas e clientes, por exemplo, são cruzadas de maneira facilitada e ágil, fazendo com que a tomada de decisões no setor seja mais segura e melhor fundamentada.

 Para o CEO da Toccato, Leonardo Farah, o uso da plataforma de soluções de análise Qlik gera decisões mais rápidas e acertadas nas estratégias de vendas. “Com isso, rapidamente pode ser expandida para outras áreas ligadas a estas análises”.

Atendendo mais de 70 mil clientes e presente em mais de 320 mil pontos de venda pelo país, a 3 corações dispõe de uma equipe de analistas de vendas, que avalia dados relacionados ao comércio diariamente, auxiliando os seus líderes com resultados acumulados abertos por várias visões, tendências e permitindo a tomada de decisões. Essas informações são processadas e as ações repassadas aos vendedores para que tenham mais eficiência na negociação junto aos clientes. 

O analista de sistemas, Paulo Sérgio, conta que o uso da ferramenta na 3corações proporcionou um impulso considerável na obtenção dos nossos resultados.

“São tualizados diariamente e na capacidade de geração de novas análises por perspectivas antes não consideradas”, salienta.

O Executivo de Contas da Toccato, Sávio Braga, conta que a Business Intelligence é uma solução de apoio à decisão que consiste na coleta de dados transacionais. “São dados gerados automaticamente por diversos sistemas de informação, no tratamento destes dados (integração, limpeza, interpretação) e na sua disponibilização através de dashboards de fácil uso e leitura por parte dos decisores e analistas, ou melhor, é a informação certa na hora certa para pessoa certa”.
 
Braga conta que dentro da 3 Corações, a BI está disseminado de forma corporativa, com diversas áreas utilizando. Porém, a área comercial é maior consumidora, acompanhando diversos indicadores de performance. A principal fonte de dados é o SAP, mas existem alguns outros sistemas satélites que também são utilizados para gerar tais indicadores.

“A atualização do BI é diária e pode-se dizer que já assumiu missão crítica”, destaca.

Publicidade
Publicidade