Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
SUSAM

Doutor em saúde pública e professor: conheça o novo secretário de Saúde

Na atual gestão, Rodrigo Tobias exercia  o posto de Diretor da Atenção Básica e Ações Estratégicas, e passa a chefiar a pasta após ida de Carlos Almeida para a Casa Civil



rodrigo_tobis_D2208483-D53F-4642-A8B9-060E8E4054EE.JPG (Foto: Reprodução)
28/03/2019 às 11:15

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), o dentista Rodrigo Tobias de Sousa Lima é o novo secretário de Saúde do Estado. Ele assume a função após as mudanças administrativas promovidas pelo governador Wilson Lima. O ex-titular da Saúde, o vice-governador Carlos Almeida, foi para a Casa Civil.

Na atual gestão, Rodrigo Tobias exercia  o posto de Diretor da Atenção Básica e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), mas tem um currículo que se destaca pela experiência na área educacional.  Na Fiocruz, onde obteve seu título de doutor, ele é professor titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida). De acordo com seu currículo Lattes, ele desenvolve  pesquisas no campo das determinações sociais das iniquidades em saúde, das políticas públicas de saúde e da gestão e promoção da saúde na Amazônia.

Além da docência na Fiocruz, já foi docente das duas universidades públicas do Estado do Amazonas: a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde permanceu de 2006 a 2010 como professor assistente, e retornou em 2015 como professor titular; e a Universidade Federal do Amazonas, onde permaneceu de 2008 a 2013 - os dois primeiros anos como professor assistente e os seguintes como professor titular da Faculdade de Medicina. Sua principal disciplina como docente neste período foi Saúde Coletiva, a qual também ministrou de 2009 a 2010 na Universidade Paulista.

Outras experiências

Formado em 2000 pela Universidade Federal do Pará, Rodrigo tem títulos de especialista em Saúde Coletiva e Bioética, além de Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, também pela Fiocruz, onde obteve o título de Doutor em 2014 com o trabalho " Desigualdades sociais e Mortalidade na Infância no contexto intraurbano de Manaus".

Ele também atuou, de 2005 a 2006, na Prefeitura Municipal de Silves, como cirurgião dentista vinculado ao Programa de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF).  

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.