Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
DIA D

DPE-AM empossa defensores e firma convênio com a Susam, na Arena da Amazônia

Convênio melhora a comunicação entre a Defensoria e a Susam e torna mais eficiente a aquisição de remédios para população



Posse_de_novos_defensores_p_blicos_do_Amazonas3_69843C0A-E2A6-441D-AEF2-8BE15616420A.JPG Foto: Divulgação
23/05/2019 às 16:24

A posse de mais três defensores aprovados em concurso público e a assinatura de um convênio para viabilizar a comunicação direta entre a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) e a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), visando reduzir o índice de judicialização de demandas da população, fizeram parte da programação do evento denominado O Dia D, em comemoração ao Dia do Defensor Público, realizado hoje, na Arena da Amazônia.

Ao destacar a importância da nomeação dos três novos defensores empossados, que são Vinícius Celpi Coelho, Bruno Fiorin Hernig e Rafael Lutti, o defensor público geral, Rafael Barbosa, afirmou que esse ato deixa a Defensoria mais preparada para atender a população amazonense, reduzindo a dor do assistido que está em busca dos seus direitos.  A DPE-AM já nomeou 16 novos defensores, de um total de 54 aprovados no último concurso.



Em seu discurso de posse, o defensor Vinícius Coelho reconheceu a responsabilidade em representar a instituição, cuja direção atual tem sido incansável no processo de interiorização e de fortalecimento da instituição. “Escolhemos a Defensoria como propósito de vida e como forma de retribuirmos àqueles que não tiveram o mesmo privilégio que nós, aqueles que nunca tiveram direito a ter direito”, destacou.

Convênio

O defensor Rafael Barbosa agradeceu a parceria com o governo do Estado e a presença do secretário da Saúde do Estado, Rodrigo de Souza Lima, para a assinatura do Procedimento Extrajudicial de Saúde (PES), sistema online que viabiliza a comunicação direta entre as instituições, promovendo a desjudicialização e, com isso, a economia de recursos públicos com a extinção do uso de papel, gastos com combustível, veículos e pessoal para levar documentos, além de eliminar a sobrecarga no protocolo da secretaria.

“Esse é um sistema que vem dando certo no Estado do Espírito Santo, que é um simples comunicador entre a Defensoria, a secretaria e desta com outros órgãos, que é bom para a população”, afirmou Barbosa, citando um primeiro caso já resolvido com a aquisição de um medicamento, denominado Isotretinoina, esta semana, já mostrando a eficácia da medida.

O secretário de saúde afirmou a importância da parceria para que o SUS possa ser entendido na sua integralidade. Já Rafael Barbosa assegurou que o objetivo do convênio é fazer com que essa parceria possa alcançar melhor a população que precisa de atendimento, além de gerar economia, melhorar o serviço oferecido e até atender um número maior de pessoas no serviço de saúde.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.