Publicidade
Manaus
SEGURANÇA

Dupla de policiais 'Cosme e Damião' será retomada para reforçar o Centro de Manaus

Retorno da dupla, criada na década de 1950, será oficializado na segunda-feira. No total, 30 policiais irão compor pelotão que vai atuar a pé na área central de Manaus 17/03/2017 às 12:12
Show cosme
Policiamento 'Cosme e Damião' fez parte da história de Manaus em diferentes momentos e será reativado (Fotos: Arquivo AC)
acritica.com* Manaus (AM)

A conhecida dupla de policiais militares 'Cosme e Damião' vai ser reativada em Manaus. De acordo com o Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, uma cerimônia na Praça Heliodoro Balbi - a Praça da Polícia - , na segunda-feira, às 8h, vai marcar a retomada do serviço no Centro da cidade.

Segundo o Comando Geral, a medida é tomada para ampliar a segurança nas ruas do Centro da cidade, principalmente, nas áreas mais movimentadas como as paradas de ônibus, proximidades de bancos e casas lotéricas, escolas, faculdades, praças, parques, pontes, supermercados e feiras.

Sob o comando da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável pelo Centro da cidade, um pelotão de 30 policiais militares irá se dividir em duplas, com policiamento a pé ostensivo, indo , desde a orla do Rio Negro até as cercanias do Boulevard Álvaro Maia.

Além de proteger os locais com maior circulação de pessoas, os policiais envolvidos no projeto vão também dar proteção ao patrimônio público e privado, incluindo aí os monumentos históricos do Centro da Capital amazonense.

Histórico

A Dupla Cosme e Damião surgiu como uma ferramenta de trabalho de segurança pública, no primeiro governo do Governador Plínio Ramos Coelho, (1955/59), quando a Polícia Militar do Amazonas era comandada pelo Tenente-Coronel PM Cleto Veras.

A ação de policiamento a pé em dupla, existiu até o ano de 1972, sendo substituída naquela ocasião pelo policiamento motorizado chamado como Rádio Patrulha.

Foi reativado na década de 1990 e depois, voltou a fazer parte da Polícia Militar em 2015. De acordo com a PM,  a atual reativação é uma forma de trazer de volta um policiamento interativo que garanta a segurança de moradores do Centro e das pessoas que se dirigem aquela área da cidade.

*Com informações de assessoria

Publicidade
Publicidade