Publicidade
Manaus
Manaus

Durante ações educativas, operação flagra várias infrações de motoristas em Manaus

Detran-AM e Polícia Militar realizaram ações de segurança no trânsito durante o feriado na Ponta Negra, avenida do Turismo e ponte Rio Negro. Ainda assim, foram flagrados casos de negligência no trânsito, apreensão de veículos e acidentes 16/05/2013 às 12:48
Show 1
Detran realizou operação de conscientização no Dia do Trabalhador
acritica.com Manaus (AM)

Durante todo o feriado do dia do trabalhador, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizaram ações de policiamento, orientação e fiscalização de trânsito.

As ações começaram pela manhã, com o apoio ao passeio ciclístico realizado em alusão à mobilização nacional chamada ' A Hora Nacional da Bicicleta', campanha da Organização Não-Governamental ' Eu Vou de Bike', de São Paulo, e que contou com a parceria da Comissão de Ciclistas do Amazonas, instituída pelo Governo do Amazonas por meio da Portaria nº 1596/2013 do Detran/AM.  Uma equipe do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar(Batran) orientava pedestres, ciclistas e condutores de carros e motos para evitar incidentes.  Mesmo com a segurança, enquanto o Batalhão realizava escolta do grupo de ciclistas, uma BMW de cor branca furou o bloqueio e desrespeitou a sinalização e a presença dos batedores do Batran.

Em nota, a Polícia Militar disse que o veículo de placa OAJ 2012 foi apreendido e o motorista Mahmoud Kamel Handan, 23, foi detido por conduzir sem habilitação e causar acidentes com ciclistas e viaturas. A assessoria disse ainda que o motorista não respeitou o aviso de parar e teve que ser contido pelos policiais do Batalhão de Trânsito. A abordagem policial aconteceu na avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, Zona Oeste.


Em outro ponto, na Avenida do Turismo, um ciclista que não teve o nome divulgado, chegou a ser jogado para fora da pista por um ônibus. Segundo testemunhas, o condutor do veículo, que estava em alta velocidade, não prestou socorro à vítima.


Durante a mobilização que durou todo o dia, as equipes do Detran-AM estiveram em ações de educação e fiscalização de trânsito voltadas à Lei Seca e ao respeito aos ciclistas. Blitzes educativas e repressivas foram montadas na Avenida do Turismo.

De acordo com o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a principal preocupação é salvar vidas. Segundo Feitoza, é com esse objetivo que o órgão estadual de trânsito tem intensificado as operações de fiscalização e também as blitzes educativas.

“A nossa percepção é de que a presença dos agentes do Detran-AM nas ruas tem provocando uma reação positiva nas pessoas, inibindo os condutores a dirigir após ingerir bebida alcoólica”.

Para o motorista Ricardo Oliveira, que passou pela blitz e fez o teste do bafômetro, a operação lei seca é importante por que ajuda a salvar vidas. “Acho muito importante essas blitzes para coibir os motoristas infratores”, declarou.

Ações

A blitz montada na avenida do Turismo, na tarde desta quarta-feira (1º), foi responsável pela maioria dos flagrantes da operação. Segundo dados do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), nos dois sentidos da via foram apreendidos 17 carros e 10 motocicletas.

Os números divulgados mostram ainda três flagrantes por embriaguez, dos quais um condutor foi detido por ultrapassar o limite de álcool aceitável, após teste do bafômetro, e dois foram multados. Além disso, duas carteiras de habilitação foram recolhidas, oito condutores foram pegos sem CNH, seis estavam sem licenciamento e mais dois foram multados por má conservação do veículo.


Publicidade
Publicidade