Publicidade
Manaus
DOENÇA

Dúvidas sobre o HIV/AIDS? Susam prepara guia de acolhimento a quem vive com o vírus

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Susam preparou um guia que reúne algumas das principais dúvidas sobre a doença. Confira 01/12/2017 às 11:22 - Atualizado em 01/12/2017 às 14:08
Show fazer teste
O teste da AIDS pode ser feito em unidades básica de saúde de Manaus (Foto: Agência Brasil)
acritica.com Manaus (AM)

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado nesta sexta-feira (01), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) divulgou no Facebook um guia de acolhimento a pessoas vivendo com HIV/AIDS. No documento, o órgão tira as dúvidas da população sobre o relacionamento com as pessoas portadoras da doença. Uma delas é sobre o beijo e sexo sem camisinha.

O guia desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Susam, com apoio técnico da coordenação estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais. " A comunicação por si só é uma aliada na prevenção e tratamento de doenças ao promover a disseminação de informações corretas e responsáveis", afirmou Roseane Mota, coordenadora da Assessoria de Comunicação da Susam.

"Ao longo deste mês, estamos trabalhando a campanha #SusamContraOHIV, que é importante também pois nos possibilita trabalhar questões culturais e sociais. Muitas vezes o preconceito contra a pessoa vivendo com AIDS causa mais sofrimento do que a doença em si. As pessoas têm medo e vergonha de falar sobre isso. Por isso, neste Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, criamos o guia de acolhimento. Além de conscientizar para evitar o aumento dos casos, levantamos também a pauta de que as pessoas vivendo com AIDS merecem e precisam ser acolhidas pela sociedade sem preconceito", defendeu ela.

Confira trechos do guia:

Como devo reagir quando um amigo conta que está com AIDS?

Dê o máximo de apoio possível e não conte para outras pessoas. O diagnóstico é um momento de muito estresse, quando a pessoa fica sensível. 

Posso beijar, dividir cama e compartilhar o copo com uma pessoa soropositiva?

Sim! Não há risco de transmissão pelo ato de beijar, compartilhar cama, entre outras ações simples do dia-a-dia.

Posso transar sem camisinha com uma pessoa que tem HIV?

A camisinha é o método mais eficiente para a prevenção da AIDS e é distribuída em qualquer posto de saúde, gratuitamente. É importante lembrar que o uso da camisinha é recomendado até no sexo oral.

Devo dizer para a minha companheira não ter filhos por ser soroposetiva?

Uma mulher com AIDS pode ser mãe sem que a criança contraia a doença. Para não ocorrer a transmissão vertical, a mulher HIV+ desejando ter filho precisa, precisa primeiro, zerar a carga viral durante o tratamento. Ao engravidar, ela deve realizar o pré-natal, fazendo a profilaxia durante a gestação, parto cesário e profilaxia pós-parto.

Consigo identificar que uma pessoa tem Aids só de olhar para ela?

Muitas pessoas costumam pensar que o emagrecimento repentino e outras mudanças na aparência são sinal exclusivo da AIDS. No entanto, isso não é verdade. Inclusive muitas pessoas vivem com AIDS por anos sem nenhum sinal ou sintoma aparente. Por isso, é importante sempre fazer o exame.

Onde faço o teste da AIDS?

Toda Unidade Básica de Saúde oferece o teste rápido de HIV e Sífilis. Nestas unidades, também possível solicitar camisinhas gratuitas e orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Além das UBS, os testes rápidos também podem ser feitos nas blitze preventivas do #DezembroVermelho. Nesta sexta-feira (1º) a equipe está atendendo no Ambulatório da Fundação De Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, de 8h às 15h, e no Largo São Sebastião, a partir de 15h30.

Fonte: Guia de Acolhimento a Pessoas Vivendo com HIV/Aids - Susam.

Publicidade
Publicidade