Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Capacitação no setor de energia

É preciso mudar a cultura das gambiarras para evitar acidentes, avalia especialista

Seminário realizado em Manaus abordará a segurança no trabalho com eletricidade para reciclar os profissionais e deixá-los melhor preparados



td_plugs.jpg Em 2015, pelo menos 590 pessoas morreram em decorrência de choques elétricos
07/06/2016 às 15:36

Instalações elétricas improvisadas podem representar diversos perigos dentro de casa. Os choques elétricos, causados por descuido ou descaso, deixando fios sem isolamento por exemplo, matou ao menos 590 pessoas em todo o País em 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

O diretor executivo da associação, Edson Martinho, destaca que outro problema comum com a eletricidade são os incêndios que podem ser ocasionados a partir de sobrecargas e curto-circuito provocados quando equipamentos elétricos são ligados na mesma tomada. De acordo com ele, esse tipo de acidente causou a morte de aproximadamente 440 pessoas no Brasil, também no ano passado.

Para alertar a população sobre os riscos e perigos existentes na rede de elétrica, a Abracopel vai realizar na próxima quarta e quinta-feira, um seminário para capacitar profissionais dos setores de energia, eletricidade e segurança do trabalho.

Conforme Martinho, os acidentes de trabalho e domésticos dessa natureza estão ficando cada vez mais comum devido a falta de qualificação da mão de obra ou a opção das pessoas por “aventureiros”. Ainda de acordo com ele, a maior parte desses acidentes são evitáveis. “É necessário mudar a cultura das pessoas e trabalhar com segurança dentro de casa ou nos comércios, onde esses acidentes mais acontecem. As pessoas precisam entender que quando fazem ‘gambiarras’ estão pondo em risco não só a sua vida, mas as de outras pessoas também”, destacou.

Evento gratuito

O “Encontro de Profissionais Eletricistas” vai ser realizados nos dias 8 e 9 no Instituto de Pós-Graduação (Ipog), no Shopping Manaus Plaza, na Zona Centro-Sul. O evento é gratuito e será realizado para aproximadamente 140 profissionais.

De acordo com Edson Martinho, durante o encontro serão abordados temas como a segurança no uso e no trabalho com a eletricidade, as mudanças nas normas e legislação e as novas tecnologias oferecidas para melhorar a segurança. “Teremos uma programação intensa com dois dias cheios de palestras, exposição e debates. Isso é importante porque há vários acidentes de trabalho, e mas muitos não são divulgados, por falta de conhecimento. Então esse evento vai ser também uma troca de experiências”, afirma.

“Os eventos têm o objetivo de ajudar aos profissionais do setor elétrico e energético local a se atualizarem, tornando-os cada vez mais preparados e diferenciados para enfrentar um mercado tão competitivo”, enfatiza o diretor da Abracopel.

Para participar, os interessados por realizar a inscrição pelo site www.abracopel.org.br ou enviando um email para secretaria@abracopel.org.br.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.