Terça-feira, 03 de Agosto de 2021
Visível em Manaus

Eclipse lunar penumbral, superlua e lua de sangue poderão ser visualizados no céu de Manaus

O eclipse lunar penumbral começará por volta das 04h44 desta quarta-feira (26) – horário de Manaus. Nesta noite, os manauaras poderão contemplar a superlua.



WhatsApp_Image_2021-05-25_at_16.58.54_041F00FF-30D1-4C5E-B24F-F73457231D95.jpeg Foto: Geovandro Nobre / Observatório OARU Manaus
25/05/2021 às 17:16

Os amantes da astronomia terão a oportunidade de presenciar o eclipse lunar penumbral - não encobre a Lua, mas a deixa mais escura que o normal - que ocorrerá na madrugada desta quarta-feira (26), no céu de Manaus. A superlua poderá ser ser visualizada na noite desta terça-feira (25), assim como a chamada “lua de sangue” que acontecerá também na madrugada. 

Segundo o astrônomo amador do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU Manaus), prof. Geovandro Nobre, o fenômeno terá pouca visibilidade em Manaus, no entanto, será possível contemplar a lua escurecendo às 4h44 desta quarta-feira. 



“Em Manaus, o fenômeno terá pouca visibilidade, pois a Lua já estará se pondo quando o eclipse estiver começando. O fenômeno começa exatamente às 05h45 em Manaus e neste momento a Lua já estará muito baixa no horizonte Oeste”, explicou. “Porém antes disso, teremos a fase penumbral do eclipse, que começa uma hora antes, às 04h44. Para olhos mais atentos e treinados já é possível perceber a Lua escurecendo um pouco”. 

Diferente do eclipse solar, que necessita de óculos especiais para visualização, pode-se enxergar a penumbra do eclipse lunar a olho nú. “Será possível acompanhar a olho nú, porém será necessário estar em um local alto com o horizonte Oeste completamente desimpedido de prédios, casas ou árvores”, aconselhou.

Fenômenos Astronômicos 

O coordenador e pesquisador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), prof. Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki, explica que o eclipse lunar total ocorre quando a lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Enquanto ao fenômeno, Manaus e Parintins poderão acompanhar as fases penumbral e parcial, que são as iniciais do eclipse.

"Esse eclipse lunar acontecerá, em seu ponto máximo, às 7h11, no horário de Manaus. Neste momento, a Lua se pôs em Manaus, portanto não há como acompanhar o máximo do Eclipse. Entretanto, logo pela manhã, às 4h47, Manaus poderá acompanhar o início deste eclipse". 

Sobre a Superlua, ele explica que é um nome que se dá quando temos a Lua cheia em periélio, onde o ponto do qual a distância entre Terra e Lua é menor. Ele ainda ressalta que a SuperLua acontece primeiro, em seguida ocorre a Lua cheia, que culminará no que se chama de Lua de Sangue.  “Essa superlua será hoje, às 21h48, portanto, se o céu estiver limpo e o tempo ajudar, todo o Amazonas poderá visualizar o fenômeno”, destaca. 

“A Lua de Sangue é a junção dos dois fenômenos. Temos a Super Lua hoje à noite e amanhã, teremos o eclipse lunar, onde a Lua entra na fase cheia por completo. Devido a essa combinação, amanhã, durante o eclipse, a Lua ficará durante 14 minutos com uma tonalidade avermelhada, por isso o nome Lua de Sangue”, finalizou.

Visão Total

Conforme o site da agência espacial Nasa, a fase de eclipse total será visível perto do pôr da lua no oeste dos Estados Unidos e Canadá, todo o México, a maior parte da América Central e Equador, oeste do Peru e sul do Chile e Argentina. O eclipse pode ser visto em sua totalidade no leste da Austrália, Nova Zelândia e nas Ilhas do Pacífico, incluindo o Havaí.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.